Rosberg Pole Position em Suzuka

por RTP
Rosberg conquista a 2ª pole do ano



A Mercedes retomou a forma perdida em Singapura e em Suzuka regressou ao topo da performance perante a concorrência. Assim foi sem surpresa que os dois Mercedes conquistaram aquela que é a décima vez que conquistam por completo a 1ª fila da grelha.

O duelo desta vez foi favorável a Nico Rosberg, que obteve a sua 2ª pole do ano (depois de Espanha) e a 17ª da carreira, igualando o número de poles de Jackie Stewart. Ele repete a pole precisamente do ano passado na pista nipónica.



O alemão superiorizou-se a Lewis Hamilton na primeira das saídas da decisiva Q3 por 76 milésimas de segundo, construídas em especial no setor intermédio do traçado, sendo que a resposta de Lewis Hamilton não foi possível, já que entretanto o russo Daniil Kvyat despistou-se violentamente para interromper o treino a meio minuto do final. Já não houve tempo para recomeçar a sessão.



Atrás dos dois Mercedes, o  Williams de Valtteri Bottas qualificou-se em terceiro lugar, batendo-se no duelo com o Ferrari de Sebastian Vettel,  dominador da última semana em Singapura. Os segundos Williams e Ferrari, entregues a Felipe Massa  e Kimi Raikkonen estão logo atrás, repartindo a 3ª fila da grelha no Japão.



Hamilton que já obteve 11 poles na temporada, cometeu um erro no momento decisivo da Q3. Na 1ª saída, o campeão do mundo travou para o gancho da curva 11, bloqueando as rodas e aí perdeu as milésimas suficientes para dar a Rosberg a vantagem provisória, que se transformou em definitiva.

A Q1 foi marcada no seu final pela paragem do Toro Rosso de Max Verstappen. O jovem holandês foi travado por um problema elétrico mas isso impediu também muitos pilotos entre os quais Jenson Button de completar a derradeira volta lançada.

Pela primeira vez em que participa no mundial de F1 que Jenson Button ficou fora do Top10 em Suzuka. Desta vez apenas 16º. O desacerto na McLaren mesmo agora em casa da Honda, continua. Aquando da 1ª saída para a pista, Button não foi informado do set-up que devia usar do motor e escolheu o errado. Com isso não dispôs do impulso híbrido necessário. "Com a posição em que estamos não podemos cometer erros", disse pelo rádio.



Quando tentou retificar na 2ª saída para a pista, estava a fazer um crono que lhe permitia passar à Q2, o incidente de Verstappen, levou à amostragem de bandeiras amarelas e à eliminação prematura e não esperada do inglês.

Marcus Ericsson no Sauber teve uma saída de pista mas conseguiu segurar o carro in-extremis antes de embater no rail.

Apesar de ter passado à Q2, Verstappen já não voltou à pista e não participou na 2ª parte da sessão. Assim ele largará de 16º para a corrida.



Já quanto a Alonso, ficou satisfeito com a sua performance. Tendo passado à Q2, o espanhol ficou colocado em 14º na sessão, mas ascenderá um lugar, pois Nico Hulkenberg sofrerá uma penalização de 3 posições, devido ao acidente que provocou com Massa em Singapura.

O espanhol declarou no final da sessão, que foi a melhor qualificação que fez em Suzuka. E que mais não poderia fazer (Alonso tem 22 poles na carreira mas nunca fez pole no Japão).

A passagem à Q3 foi dos suspeitos do costume. Os dois Mercedes, Ferrari, Williams e Red Bull, acompanhados pelo Force India de Perez que esta semana confirmou permanência na escuderia para 2016 e o Lotus de Romain Grosjean que, na semana que entra será anunciado como futuro piloto da nova Haas F1 que estreia em 2016. Na próxima semana também será ratificado o anúncio que implica que a Lotus passe a ser Renault, com o regresso da marca francesa como escuderia à F1.

Como se escreveu acima, Rosberg tirou vantagem na primeira saída para pista, por escassos 76 milésimos de segundo, fruto de uma travagem mais forte e descompensada de Hamitlon no gancho da curva 11. Um violento acidente de que resultou a mostragem de bandeiras vermelhas.

O Red Bull tocou com uma roda na relva lateral da pista e rodou, saindo para o rail, batendo e capotando o RB11. Kvyat respondeu por rádio que estava bem.



TEMPOS DE QUALIFICAÇÃO DO GP DO JAPÃO

1. Nico Rosberg Mercedes GP 1:32.584
2. Lewis Hamilton Mercedes GP 1:32.660
3. Valtteri Bottas Williams-Mercedes 1:33.024
4. Sebastian Vettel Ferrari 1:33.245
5. Felipe Massa Williams-Mercedes 1:33.337
6. Kimi Raikkonen Ferrari 1:33.347
7. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault 1:33.497
8. Romain Grosjean Lotus-Mercedes 1:33.967
9. Sergio Perez Force India-Mercedes 1:34.174
10. Daniil Kvyat Red Bull-Renault 1:34.201
11. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:34.390 **
12. Carlos Sainz Toro Rosso-Renault 1:34.453
13. Pastor Maldonado Lotus-Mercedes 1:34.497
14. Max Verstappen Toro Rosso-Renault 1:34.522
15. Fernando Alonso McLaren-Honda 1:34.785
16. Jenson Button McLaren-Honda 1:35.664
17. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari 1:35.673
18. Felipe Nasr Sauber-Ferrari 1:35.760
19. Will Stevens Marussia-Ferrari 1:38.783
20. Alexander Rossi Marussia-Ferrari 1:47.114

** Nico Hulkenberg, recebe 3 lugares de penalização em grelha pelo incidente com Felipe Massa no GP de Singapura. Largará de 14º.

O GP do Japão tem início marcado para as 6:00, hora de Portugal, na madrugada de Domingo. Acvompanhe minuto a minuto os comentários via http://twitter.com/f1rtp e http://rtp.pt/f1





















pub