Rosberg venceu o 13º GP da carreira, igualando agora o número de triunfos de Alberto Ascari e David Coulthard.
A dobradinha da Mercedes, dominadora da época, é a 11ª de 2015, igualando as 11 vezes que o ano passado, ambos os carros prateados carimbaram os 2 primeiros lugares em GPs. Em Abu Dhabi, novo feito destes, estabelecerá um novo record absoluto.
Hamilton apenas por uma vez em todo o GP esteve próximo o suficiente para pressionar Rosberg, mas foi por pouco. O campeão sempre se queixou do ar turbulento atrás do carro de Nico, para chegar perto o suficiente e tentar passar. Os pneus também deram uma indicação clara que não aguentavam muita pressão.
Assim que Lewis pressionou, rapidamente chegou a um desgaste impossível de gerir. O inglês chegou a pedir à equipa para o colocar numa estratégia alternativa à de Rosberg para o tentar passar, mas a escuderia recusou, não querendo correr riscos por causa da Ferrari. A escuderia tinha pensado inicialmente apenas numa estratégia de 2 pitstops para os seus pilotos mas mudou e converteu em 3 paragens para ambos os pilotos.
Hamilton continua sem vencer no Brasil, tal como durante muitos anos, também o seu herói Ayrton Senna, não conseguiu vencer em Interlagos.
Atrás dos Mercedes, tal como na qualificação, os Ferrari de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen.
Vettel controlou bem a sua corrida, surpreendendo até ao usar o jogo de pneus macio no 3º turno de corrida, o que lhe permitiu ser mais consistente nos tempos. Porém nunca fechou dos 10 segundos para Hamilton antes do último pitstop, onde regressou ao composto médio. Vettel torna-se o primeiro piloto na história da Ferrari a conseguir 13 pódios na 1º temporada pela equipa e confirma Interlagos como uma das suas pistas de resultados mais regulares.
Raikkonen nunca chegou para fazer sombra a Sebastian e limitou-se a não cometer erros, para trazer o 4º lugar até si, fazendo uma estratégia de 2 pitstops, numa vantagem grande sobre o compatriota Valtteri Bottas que também parou 2 vezes na boxe, durante a corrida.
Também com 2 pitstops, o Force India de Nico Hulkenberg foi o 6º no final (garantindo o 5º lugar da Force India no mundial deste ano), na frente do Red Bull de Daniil Kvyat.
O Williams de Felipe Massa, terminou em 8º em casa, mas enfrenta possível penalização pois a temperatura do pneu traseiro direito estava 27ºC acima da máxima permitida antes do início da corrida (muito embora a pressão mínima exigida estivesse idêntica à que podia ter).
No Top 10 de novo, Max Verstappen a mostrar uma vez mais o seu potencial como futuro campeão do mundo. O jovem holandês, já um talento querido pelas "grandes", voltou a mostrar a qualidade incrível. Aos 18 anos, realiza com desaforo ultrapassagens que a maioria não tem em carros melhores, coragem. A passagem na corrida na 1ª curva em pista, a Sergio Perez entra no lote. Mais tarde repetiu a ação sobre o Sauber de Felipe Nasr e mais tarde foi discutir a chegada nos pontos frente a carros com motor Mercedes, como o Lotus de Maldonado e Ricciardo com o motor mais recente da Renault.
O mundo da Fórmula 1, com os homens fortes da FIA, Jean Todt, e da FOM, Bernie Ecclstone, além de todos os pilotos do GP, prestaram um minuto de silêncio antes da corrida, em memória das vítimas dos atentados de 6ª feira em Paris. Às quais assocou às vítimas que anualmente morrem em acidentes de viação, nas palavras de Jean Todt "muitas mais do que as que foram assassinadas em Paris".
CLASSIFICAÇÃO FINAL DO GP DO BRASIL
*** Já depois do GP terminado, Felipe Massa foi desclassificado por violação do artigo 12.5.1 da regulamentação técnica e do 3.2 do regulamento desportivo. A leitura da temperatura do pneu direito traseiro do Williams de Felipe Massa era de 137ºC, mais 27º que a temperatura limite obrigatória. Só que a Williams resolveu recorrer da decisão, afirmando ter a sua leitura desse momento, no sensor que tínha dentro do cobertor do pneu, e que lia 104ºC. O regulamento diz que qualquer dos medidores vale e assim a Williams acredita prevalecer que a sua medida é válida. Nesta peça, mantemos a classificação de 8º lugar de Massa, até decisão definitiva, mas fica a nota que Massa pode vir a perder essa posição, elevando Max Verstappen a 9º e Maldonado a 10º.
1. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1h31m09.090 | |
2. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | +7.7 | |
3. | Sebastian Vettel | Ferrari | +14.2 | |
4. | Kimi Raikkonen | Ferrari | +47.5 | |
5. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | +1 volta | |
6. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +1 volta | |
7. | Daniil Kvyat | Red Bull-Renault | +1 volta | |
8. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | +1 volta *** |
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9. | Romain Grosjean | Lotus-Renault | +1 volta | |
10. | Max Verstappen | Toro Rosso-Renault | +1 volta | |
11. | Pastor Maldonado | Lotus-Renault | +1 volta | |
12. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Renault | +1 volta | |
13. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | +1 volta | |
14. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | +1 volta | |
15. | Jenson Button | McLaren-Honda | +1 volta | |
16. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | +1 volta | |
17. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | +2 voltas | |
18. | Will Stevens | Marussia-Ferrari | +2 voltas | |
19. | Alexander Rossi | Marussia-Ferrari | +4 voltas | |
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Carlos Sainz | Toro Rosso-Renault | ? |
No mundial de pilotos, Hamilton chega agora aos 363 pontos, Rosberg 297, Vettel 266, Bottas 136, Raikkonen 135, Massa 121, Kvyat 94, Ricciardo 84, Perez 68. Nos construtores a Mercedes foi para os 660 pontos, Ferrari 401, Williams 257, RedBull 178, Force India 120, Lotus 73, ToroRosso 66, Sauber 36, McLaren 27. Ambos os campeonatos estão decididos. Resta uma corrida para concluir a época, em Abu Dhabi, dentro de 2 semanas.