Rosberg vence em Shanghai

por RTP
Rosberg continua imparável no mundial EPA/WU HONG

4º piloto de sempre a vencer 6 GPs consecutivos. Na 6ª corrida da história sem abandonos.

Nico Rosberg aumentou a liderança no mundial de Fórmula 1 para 36 pontos, ao vencer o GP da China, uma prova cheia de emoção, ultrapassagens e um início verdadeiramente caótico, a partir de um toque entre os dois Ferrari.

A vitória de Rosberg é a 6ª consecutiva do alemão, a 3ª desta temporada, o que o coloca a par de apenas outros 3 pilotos, dois deles compatriotas. De facto, apenas Michael Schumacher, Sebastian Vettel e Alberto Ascari tinham até hoje vencido 6 GPs de F1 consecutivos. 

E com tanta confusão na 1ª curva do GP, pode parecer inacreditável, mas em Shanghai ninguém abandonou. 22 pilotos à partida, 22 à chegada. Foi a 6ª vez na história da F1 que um GP terminou com todos os carros que começaram a corrida.


REUTERS/Aly Song

A mais de meio minuto atrás de Rosberg ficaram Sebastian Vettel e Danyl Kvyat, dois pilotos que iniciaram precisamente aquele que foi o incidente com que o GP começou e se traduziu numa cascata de problemas para os principais e diretos adversários de Nico Rosberg. De uma forma ou outra, todos foram afectados, à exceção de Nico.

Como se escreve, a vitória de Rosberg tornou-se fácil, depois do incidente caótico que marcou a 1ª curva do GP. E para ficar mais fácil de entender, explique-se a sequência.

- Daniel Ricciardo sai muito bem da 2ª posição e salta para o comando no final da reta, curvando na frente de Rosberg


REUTERS/Aly Song

- Largando agressivamente também, o russo Daniil Kvyat trava forte por dentro da 1ª curva e pressiona Sebastian Vettel, que para fugir a um embate com o russo, acaba por apanhar o Ferrari do seu colega Kimi Raikkonen. O embrulho começou aí.

Com Kvyat aproveitando rápido pelo interior, Vettel reagiu e abriu para o exterior.
Vettel irritou-se pelo rádio, descrevendo Kvyat como "louco com manobra "suicida" e discutiu com ele após o GP. O Russo limitou-se a dizer que aproveitou a chance e que isto são corridas, que ele está no pódio e voltará a fazer de novo." . Em rigor, ao rever imagens a razão assiste ao russo, que viu a chance e fez a manobra, Foi Vettel que vacilou.

(observe aqui o incidente)



- Todos tentam fugir ao peão de Kimi, vindo do fundo, Felipe Nasr tenta-se desviar do Ferrari de Kimi e acerta em quem? Lewis Hamilton que largara da última posição de grelha.



- A asa de Vettel partida no incidente com Raikkonen, a asa de Hamilton partida pelo toque do Sauber de Nasr ficam espalhadas em pista. E na volta 3, Ricciardo que liderava a corrida com base nos seus "super macios", foi vítima de furo, precisamente nos destroços deixados em pista naquele primeiro incidente.



A direcção de corrida teve de mandar entrar o Safety Car. A confusão e estragos em tanta gente era imenso, a grelha estava completamente alterada. Mas uma coisa era certa. Além de Hamilton que teve de mudar de asa e fez 3 paragens de pitstop, tentando melhorar equilíbrio do chassis danificado no momento em que a sua asa dianteira partiu e entrou por debaixo do carro, Nico Rosberg tinha também já longe os dois Ferrari, vítimas do incidente da largada (Vettel rumou igualmente à boxe, como Raikkonen que inclusive mudou asa dianteira do carro). Também Ricciardo ao furar perdera posições.

No relançamento, Rosberg tinha atrás de si Felipe Massa e Fernando Alonso, dois dos que não pararam e ficaram também à margem das mazelas. Mas Vettel era 15º, Ricciardo 17º, Raikkonen 19º e Hamilton 22º. Boa vida para Rosberg.

Os 30 minutos seguidos de corrida foram fenomenais. Há muito que a F1 não proporcionava tantas e tão boas batalhas de posição. Muitas ultrapassagens, para todos os géneros e feitios.

Tudo lá atrás, porque Rosberg foi em velocidade de cruzeiro, ganhando tempo a todos os demais. Quem quem tentava melhorar posições e discutir lugares nos pontos, usaram diferentes táticas de corrida e uso dos compostos. Em permanentes mudanças de posição.



No duelo para o 2º lugar final Vettel recuperou até à posição de Kvyat entrando ambos para o pitstop final ao mesmo tempo. O alemão da Ferrari foi passar o russo depois em pista, mercê de melhores pneus macios no turno final. A chance da Ferrari insistir no uso dos super-macios após a situação do Safety Car, acabou por permitir a recuperação de Sabastian.

Outro piloto que galgou posições e se pode considerar como o piloto da corrida, pela múltiplas passagens que fez, foi Daniel Ricciardo. Ele veio depois do incidente de 19º para 4º, confirmando o grande fim-de-semana tido em Shanghai. Um dos melhores da sua carreira. A Red Bull a mostrar que o seu chassis ganhou muito no desenvolvimento em Milton Keynes. Atualmente é o carro mais rápido em curvas lentas, mais do que a Mercedes. E a Red Bull está em posição de combater com a Ferrari e porque não com a Mercedes em algumas corridas.


REUTERS/Aly Song

Hamilton ainda subiu por momentos até à 4ª posição, mas a ideia de o levar com pneus médios num longo turno final, acabou por não resultar pois os seus pneus não ficaram frescos para o final e com um composto mais lento que os macios, foi perdendo para Massa e Ricciardo, até Raikkonen no final.
O facto do fundo do carro ter sofrido com o estrago da asa frontal quando partiu na largada, acabou por levar a um excessivo desgaste dos pneus, pela instabilidade do W07. O 7º lugar final, foi o melhor para amealhar pontos e impedir que Rosberg encaixasse maior diferença na saída da china.


REUTERS/Aly Song

A Williams dividiu-se entre uma bela corrida para Felipe Massa que aguentou firme o 4º lugar, depois de se ter achado em 2º após a intervenção do SC na corrida. No final perdeu ainda para Kimi Raikkonen que com melhores pneus suplantou o brasileiro.
Pelo contrário Bottas foi mais infeliz, corrida mais difícil, terminando em 10º num fim-de-semana de aniversário para o patrão Frank. A equipa poderia ter feito um pouco melhor caso usasse os novos bicos mas ambos saíram danificados na 6ª feira e não puderam mais pressionar o seu uso.



Corrida razoável para a Toro Rosso que desde 2013 não terminava tão bem o GP da China. Verstappen e Sainz foram 8º e 9º, numa prova onde passaram mais invisíveis mas onde tiveram de lutar bem para garantir os pontos.

A McLaren incorreu em erros que lhe minaram a competitivamente, apostando no composto médio, que acabou por não resultar. Frustração em não chegar aos pontos, o que era de esperar em Shanghai. O melhor que resulta desta corrida é que a equipa está cada vez mais perto de começar a ser consistente nos pontos. Com uma melhor performance em qualificação, Alonso e Button podem começar em breve a discutir posições nos pontos.

Num dia de aniversário, Grosjean batido na larga por Ericsson, o que lhe minou também a ele toda a corrida, desta vez não chegou aos pontos como nas duas primeiras corridas. Mas em contrapartida, a Haas F1 recebeu ambos os carros no final da corrida, o que no caso é uma novidade este ano para Esteben Gutierrez.

A Renault teve um fim-de-semana difícil. Nada correu bem desde os treinos livres. E se o motor está a ajudar a RedBull, as dificuldades parecem resultar em muito do chassis que tem enormes limitações.


EPA/WU HONG

CLASSIFICAÇÃO GP DA CHINA

1. Nico Rosberg Mercedes GP 1h38m53.891
2. Sebastian Vettel Ferrari +37.7s
3. Daniil Kvyat Red Bull-Tag Heurer +45.9s
4. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +52.6s
5. Kimi Raikkonen Ferrari +1m05.8
6. Felipe Massa Williams-Mercedes +1m15.5
7. Lewis Hamilton Mercedes GP +1m18.2
8. Max Verstappen Toro Rosso-Renault +1m19.2
9. Carlos Sainz Toro Rosso-Renault +1m24.1
10. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1m26.1
11. Sergio Perez Force India-Mercedes +1m34.2
12. Fernando Alonso McLaren-Honda +1m37.2
13. Jenson Button McLaren-Honda +1m41.9
14. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari +1 volta
15. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1 volta
16. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +1 volta
17. Kevin Magnussen Renault +1 volta
18. Pascal Wehrlein MRT-Mercedes +1 volta
19. Romain Grosjean Haas-Ferrari +1 volta
20. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +1 volta
21. Rio Haryanto MRT-Mercedes +1 volta
22. Jolyon Palmer Renault +1 volta
MELHOR VOLTA
  Nico Hulkenberg Force India-Mercedes 1:39.482

O quadro abaixo apresenta a mesma classificação mas revelando também o número de pit stops e opções de compostos em cada momento



Rosberg é o 10º piloto da história a vencer as primeiras 3 corridas do mundial. Os anteriores 9 pilotos acabaram campeões do mundo.

Nico tem agora Rosberg 75 pontos no campeonato, contra Hamilton com 39, Ricciardo 36, Vettel 33, Raikkonen 28, Massa 22 e Kvyat 21. Nos construtores, a Mercedes passa a ter 114, contra a Ferrari com 61, Red Bull 57 e Williams 29.

Dentro de 2 semanas, o GP da Rússia em Sochi, será a 4ª etapa do mundial.

 

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