Rosberg Vence GP da Europa

por RTP
Rosberg perfeito, na 5ª vitória do ano Maxim Shemetov


Domínio de ponta a ponta, para Nico Rosberg no GP da Europa. Uma vitória que não merece contestação e que permite ao alemão retomar uma vantagem mais confortável do mundial, aumentando de 9 para 24 pontos a sua vantagem para Lewis Hamilton que não foi além da 5ª posição.


VALDRIN XHEMAJ

Rosberg assumiu o comando com um arranque sem problemas e beneficiou com surpresa do facto de ninguém ter batido nos muros do traçado da capital Azerbeijã impedindo que a entrada em pista de um SafetyCar reunisse todo o pelotão de novo.
Não foi pela ausência de acidentes e interrupções de corrida, mas talvez pelo demasiado conservadorismo na pista, que a corrida se tornou mais desinteressante do que foi antecipado. Ainda assim alguns destaques:

Sem nunca se ter defendido de modo direto, Rosberg marcou a 19ª vitória da carreira, mas a verdade é que teve de se debater com um problema no carro.



Aparentemente, ambos os carros da equipa alemã foram afetados por problemas de teor eletrónico que os pilotos tiveram de resolver embora sem recurso a auxílio das boxes. Foi referido por Niki Lauda no final da corrida que Rosberg rapidamente resolveu os problemas, enquanto se assistiu durante a prova à frustração de Lewis Hamilton a pedir instruções pelo rádio e a receber por resposta que não poderiam ajudar. Lewis levou 12 voltas para resolver o problemapor si mesmo.

O campeão do mundo começou do 10º lugar, depois de uma má qualificação no sábado. E depois veio o problema da configuração eletrónica no motor. Na altura o campeão do mundo estava a chegar-se à posição de Perez e Raikkonen apostado em discutir, a 4ª ou mesmo a 3ª posição.


VALDRIN XHEMAJ

O 2º lado de Vettel resulta da boa posição na largada dos Ferrari e de uma tática mais forte da da Ferrari comparada com a Red Bull. A equipa de Milton Keynes não conseguiu eficácia nas ruas de Baku, em particular porque os compostos SuperMacios não se mostraram eficazes a meio da prova. Verstappen obrigou-se a dupla paragem para colocar mais tarde o composto medio que o levaria até final e Ricciardo depois de perder posição de pista para Vettel (ainda na 6ª volta), não mais conseguiu consistência para discutir o pódio.
A Red Bull colocara Ricciardo em estratégia de dois pitstops mas os SuperMacios granularam, nomeadamente à frente, infernizando a corrida da equipa.

Enquanto isso, Vettel contestou a ordem de entrada nas boxes para a primeira troca de pneus. A Escuderia acatou a ideia do seu piloto. A equipa ia seguir a mesma estratégia do GP do Canadá, tática contestada, mas no final provou Vettel estar certo.


VALDRIN XHEMAJ

Sebastian voltou à pista atrás de Raikkonen quando fez o pitstop e a Scuderia pediu a Kimi para deixar passar o alemão.

Raikkonen cometeu porém um erro escorregando com o carro todos para lá da linha de entrada na pitlane e foi sancionado com 5 segundos no final da corrida ao seu tempo. Como não conseguiu passar os Sauber em pista e ficado a perder muito tempo atrás, Raikkonen resolveu no final tirar o pé e não por o resultado em risco, já que Sergio Perez estava já em cima dele.


ZURAB KURTSIKIDZE

Sergio Perez fez uma corrida notável a fechar um fim-de-semana de muito mérito. Desde logo se percebeu que Perez faria um bom GP, depois de ser consistente nos treinos livres e na Qualificação, onde foi 2º mais rápido. Porém, o erro no treino livre que o levou a bater no muro da pista e a danificar o carro, obrigou à mudança da caixa de velocidades e Perez perdeu 5 posições na grelha. LArgando de 7º foi igual a si mesmo terminando em 3º lugar. É a segunda vez que está no pódio, no 3º, em 3 GPs, repatindo agora em Baku o que fez no GP do Monaco.



Mais atrás ainda nos lugares pontuáveis, Massa já com os pneus macios de Massa deteriorados, o brasileiro acabou por ceder posição a Max Verstappen que calçava médios, ficando assim atrás dos dois Red Bull que como ele pararam 2 vezes. Hulkenber em corrida morna também terminou acima do piloto da Williams.

Corrida para esquecer da Toro rosso que perdeu ambos os carros com problemas de suspensão, Pascal Wherlein que viu os travões do Manor cederem e a caixa de velocidades do McLaren de Alonso que o levou ao abandono.

CLASSIFICAÇÃO FINAL GP DA EUROPA

1. Nico Rosberg Mercedes GP 1h32m52.366
2. Sebastian Vettel Ferrari +16.696
3. Sergio Perez Force India-Mercedes +25.241
4. Kimi Raikkonen Ferrari +33.102
5. Lewis Hamilton Mercedes GP +56.335
6. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1m00.886
7. Daniel Ricciardo Red Bull-Tag Heurer +1m09.229
8. Max Verstappen Red Bull-Tag Heurer +1m10.696
9. Nico Hulkenberg Force India-Mercedes +1m17.708
10. Felipe Massa Williams-Mercedes +1m25.375
11. Jenson Button McLaren-Honda +1m44.817
12. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +1 volta
13. Romain Grosjean Haas-Ferrari +1 volta
14. Kevin Magnussen Renault +1 volta
15. Jolyon Palmer Renault +1 volta
16. Esteban Gutierrez Haas-Ferrari +1 volta
17. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +1 volta
18. Rio Haryanto MRT-Mercedes +2 voltas
D
Fernando Alonso McLaren-Honda Caixa
D Pascal Wehrlein MRT-Mercedes Travões
D Carlos Sainz Toro Rosso-Ferrari Suspensao
D Daniil Kvyat Toro Rosso-Ferrari Suspensao
MELHOR VOLTA
  Nico Rosberg Mercedes GP 1:46.485


ZURAB KURTSIKIDZE

No mundial de pilotos, Nico Rosberg tem agora 141 pontos, seguido de Lewis Hamilton 117, Sebastian Vettel 96, Daniel Ricciardo 78, Kimi Raikkonen 81, Max Verstappen 54, Valtteri Bottas 52, Felipe Massa 38 e Sergio Perez 39.

Nos construtores é a Mercedes na frente com 258 pontos, atrás a Ferrari 177, Red Bull Racing 140, Williams 90,
Force India 59, Toro Rosso 32, McLaren 24, Haas 22 e Renault 6.

Dentro de 2 semanas a F1 chega a Spielberg para o GP da Austria.


pub