Nico Rosberg deu mais um passo decisivo para carimbar o seu 1º título mundial ao vencer o 9º Grande Prémio da temporada, a sua 1ª vitória em Suzuka e a 23ª da sua carreira, o que o coloca em igualdade de triunfos com o tri-campeão do mundo Nelson Piquet.
A vitória de Rosberg que largava da pole ficou facilitada com aquela que foi mais uma partida desastrada para Lewis Hamilton. Depois de uma falha de motor há 8 dias em Sepang, na Malásia, Lewis estava necessitado de conquistar vitórias para não entregar o título fácil para o alemao. Mas resultado de uma falha no arranque, o campeão do mundo sofreu uma perda de 6 posições, achando-se em 8º lugar na abordagem à primeira curva do circuito.
FRANCK ROBICHON
Lewis sai de Suzuka com 33 pontos de atraso, tendo recuperado ao longo da corrida até à 3ªa posição.
Faltam 100 pontos em disputa, com 4 GPs para acabar a época. Rosberg pode agora terminar em 2º atrás de Hamilton em todas as corridas, que ainda é campeão. Com rigor é preciso considerar Rosberg o favorito ao título mundial. Lewis terá de esperar por um abandono de Rosberg para conseguir entrar na corrida de novo.
Na sua 60ª vitória da história, esta corrida garantiu virtualmente à Mercedes aquele que é o seu 3º título absoluto de construtores.
Junta-se à Ferrari, McLaren, Williams e Red Bull como as únicas que conseguiram pelo menos 1 vez na história, ser Tri-Campeãs.
FRANCK ROBICHON
Nico Rosberg esteve tranquilo na frente, sem pressão, geriu a corrida sem erros. Manteve todos à margem de um possível ataque.
A sua vantagem inicial na corrida, permitiu-lhe até gerir as despesas do motor em regime mais apertado, depois da falha no propulsor do carro de Hamilton na semana anterrior.
Lewis por sua vez teve de agarrar a corrida agressivamente, recuperando posições. No 1º pitstop beneficiou de um momento favorável para nas boxes passar o Ferrari de Kimi Raikkonen e o Force India de Sergio Perez. Algo que em pista seria mais difícil.
Mais tarde foi buscar Daniel Ricciardo perto da famosa curva 130R.
Reuters
Em mais um momento tático, acabou por passar Sebastian Vettel na estratégia das boxes e conseguiu tempo para se chegar nas últimas 7 voltas a Max Verstappen, o jovem piloto da RedBull. Mas aí, já não passou. O piloto holandês resistiu a 2 ataques diretos do piloto da Williams, mas em nenhum deles sucumbiu. Resistiu para marcar mais um pódio e ser 2º classificado no final, separando os 2 Mercedes no pódio.
Para Verstappen que fez uma corrida muito sólida, este foi o 6º pódio da carreira, marcando 2 pódios em 2 semanas seguidas, com o 2º lugar.
FRANCK ROBICHON
Para Hamilton, apesar do amargo resultado nas suas contas para o campeonato, fica o registo de se ter tornado oficialmente o 3º piloto na história a atingir a marca dos 100 pódios na F1. (outros Prost 106 e Schumacher 155).
Atrás dos 3 primeiros, ficou Sebastian Vettel.
O alemão fez um forte turno incial. A opção tática já no final da equipa lhe ter colocado um jogo de pneus macio, para pressionar Hamilton para o 3º lugar (o inglês tinha um jogo de duros), criava a chance da Ferrari ainda almejar o pódio.
Mas para Vettel, a responsailidade não se deveu à opção tática, antes ao muito tempo que perdeu a passar retardatários.
Essa perda de tempo, fê-lo sair do último pitstop já atrás de Hamilton, o que não era para acontecer.
Vettel foi um dos pilotos, foi mesmo o piloto, que mais reclamou da falta de mostragem de bandeiras azuis, para pilotos retardatários.
As dobragens custaram em pista hoje tempo a Vettel, Raikkonen e Verstappen entre outros.
Menos mal, o piloto da Ferrari marcou a volta mais rápida de corrida.
Raikkonen fechou em 5º lugar e Ricciardo em 6º, após corridas sólidas. Os homens da Red Bull e Ferrari alternados em termos de classificação, mantendo em aberto o duelo no campeonato de pilotos e construtores entre si. Há 5 pontos a separar Raikkonen, Vettel e Verstappen nos pilotos. Nas escuderias a Red Bull beneficia agora de 50 pontos de avanço.
No duelo para o 4º lugar por escuderias no mundial, a Force India deu mais um empurrão ao seu objetivo ao fechar com Perez e Hulkenberg, na frente de Massa e Bottas, nos Williams que terminaram a lista dos que pontuaram.
A Force India tem agora 10 pontos de vantagem no campeonato em relação à Williams.
Dois destaques finais para este GP do Japão.
Esta foi a 6ª corrida da história da Fórmula 1, em 68 anos e 952 GPs, onde todos os pilotos que começaram a corrida a acabaram. A saber:
GP da Holanda de 1961, em Zandvoort, quando 15 carros começaram e acabaram. Depois o famoso GP dos EUA de 2005 em Indianápolis (quando Tiago Monteiro obteve o seu pódio na F1), mas onde apenas 6 carros começaram e acabaram, (numa das páginas mais negras da história da F11 numa posição de conjunto da maioria das equipas que abandonou após volta de formação). Também em 2005, o GP ´da Itália com 20 carros a começar e a acabar. Despois em 2011, o GP da Europa em Valência, com 24 carros a abrir e fechar. E já este ano o GP da China com 22 a começar e acabar, tal como hoje no Japão aconteceu.
Toru Hanai
A Honda teve GP para esquecer, na sua casa. Os McLaren não abandonaram, mas foram tudo menos competitivos.
Alonso fechou em 16º, Button em 18º, uma corrida de sofrimento, numa pista onde nada saiu bem à escuderia.
Toru Hanai
Classificação Final GP do Japão
1. | Nico Rosberg | Mercedes GP | 1h26m43.333 |
2. | Max Verstappen | Red Bull-Tag Heurer | +4.978 |
3. | Lewis Hamilton | Mercedes GP | +5.776 |
4. | Sebastian Vettel | Ferrari | +20.269 |
5. | Kimi Raikkonen | Ferrari | +28.370 |
6. | Daniel Ricciardo | Red Bull-Tag Heurer | +33.941 |
7. | Sergio Perez | Force India-Mercedes | +57.495 |
8. | Nico Hulkenberg | Force India-Mercedes | +59.177 |
9. | Felipe Massa | Williams-Mercedes | +1m37.763 |
10. | Valtteri Bottas | Williams-Mercedes | +1m37.323 |
11. | Romain Grosjean | Haas-Ferrari | +1n39.254 |
12. | Jolyon Palmer | Renault | +1 volta |
13. | Daniil Kvyat | Toro Rosso-Ferrari | +1 volta |
14. | Kevin Magnussen | Renault | +1 volta |
15. | Marcus Ericsson | Sauber-Ferrari | +1 volta |
16. | Fernando Alonso | McLaren-Honda | +1 volta |
17. | Carlos Sainz | Toro Rosso-Ferrari | +1 volta |
18. | Jenson Button | McLaren-Honda | +1 volta |
19. | Felipe Nasr | Sauber-Ferrari | +1 volta |
20. | Esteban Gutierrez | Haas-Ferrari | +1 volta |
21. | Esteban Ocon | MRT-Mercedes | +1 volta |
22. | Pascal Wehrlein | MRT-Mercedes | +1 volta |
MELHOR VOLTA | |||
Sebastian Vettel | Ferrari | 1:35.118 |
Diego Azubel
No Mundial com 4 GPs por disputar (100 pontos no duelo para o título), Rosberg tem 33 pontos de vantagem.
Nico Rosberg 313 pontos. Lewis Hamilton 280, Daniel Ricciardo 212, Kimi Raikkonen 170, Sebastian Vettel 165, Max Verstappen 165.
Nos construtores o título está já entregue. A Mercedes campeã.
Mercedes tem 593 pontos. Red Bull Racing 385, Ferrari 335, Force India 134, Williams 124.
Próximo GP dentro de 2 semanas em austin, Texas, o GP dos EUA.