Vettel vence na Hungria

por RTP
Vettel alcançou Ayrton Senna no número de vitórias obtidas reuters

Entre acidentes e penalizações, Vettel aproveita para vitória dedicada a Bianchi. Mercede falha pódio após 29 GPs. Primeiro Pódio de Kvyat. Pontos para McLaren.

Um tremendo GP da Hungria com vitória de Sebastian Vettel numa prova onde o alemão aproveitou um arranque demasiado discutido entre os dois homens da Mercedes, para assumir o comando e liderar até final.

Vettel já tinha vencido na Malásia em 2015. Este novo triunfo confirma a ideia que a Ferrari e o alemão em particular estão em posição de aproveitar sempre que algo de errado aconteça aos Mercedes e em especial em pistas de maior apoio aerodinâmico.

 
Foto: reuters

A vitória de Vettel é a 41ª da sua carreira, o que o coloca a par do número de triunfos obtidos por Ayrton Senna. Vettel torna-se então a par de Senna o 3º piloto com mais triunfos de sempre, atrás de Prost (51) e Michael Schumacher (91)

Há 28 corridas que não assistíamos a uma prova sem um carro da Mercedes no pódio.

O GP teve momentos dramáticos. Saídas de pista, incidentes por toque direto entre pilotos, Safety Car, penalizações em série. De alguma forma, foi até caótico.

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Hamilton que se viu envolvido em muitos incidentes. O primeiro como se referiu, na 1ª volta, num erro denunciado em discussão de posição com Nico Rosberg e que o fez cair até 10º lugar ao fim da 1ª volta.

Mais tarde o Force India de Nico Hulkenberg viu a asa dianteira partir na reta da meta e levando-o de encontro aos rails e sujando a pista de detritos.

A entrada do Safety Car foi uma boa notícia para o campeão do mundo. Só que por pouco tempo. Logo no relançamento, Hamilton e Ricciardo tocaram-se.


Fotos: epa

Ricciardo viu Hamilton defender o interior tentando entrar por fora. Lewis estava do lado sujo da pista e deslizou de encontro à trajectória do Red Bull. Contacto inevitável.

O inglês foi considerado culpado e foi penalizado por isso. Como se não bastasse, ainda teve de trocar a asa dianteira danificada do W05.

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Mas para as contas do campeonato pouco importou. Porque já nas derradeiras voltas, Nico Rosberg que poderia aproveitar para reduzir a sua desvantagem no mundial, viu-se envolvido com o mesmo Daniel Ricciardo num incidente que o levou a furar.

Com este infeliz acidente para Rosberg, o alemão terminou a corrida atrás do seu rival para o título. Hamilton foi 6º e Rosberg  8º,o que eleva a vantagem de Lewis para 21 pontos no campeonato.

Esta foi a primeira vez em 28 GPs onde nenhum Mercedes terminou no pódio. A Hungria assinala também a 1ª vez após 9 GPs onde ambos os carros da equipa alemã terminaram ambos no pódio, igualando um record de 1953 da Ferrari. Mas desta vez ficou por apurar aquele que seria um novo máximo histórico na F1. A contagem recomeça do zero depois das férias.
  Foto: epa

No Hungaroring, tivemos ainda uma estreia no pódio. Foi a primeira vez de Daniil Kvyat, o jovem russo recruta da Red Bull. Numa prova onde começou por se irritar com a equipa, quando recebeu por rádio indicação para deixar passar Daniel Ricciardo. Mas uma prova consistente colocou-o em posição de estar no sítio certo para beneficiar dos problemas que foram aparecendo nas corridas de Hamilton, Raikkonen, Rosberg e Ricciardo. O resultado de Kvyat é mais extraordinário sabendo que também ele foi um dos pilotos galardoado com 10s de penalização em tempo, naquele momento por ter passado Ricciardo usando a escapatória da pista.

Ricciardo limitou-se ao 3º lugar, isto depois de tentar ir a 2º no final. No momento em que tentou discutir a posição, envolveu-se por culpa num incidente com Nico Rosberg que lhe custou uma posição a si e várias ao alemão como acima explicamos. O australiano mergulhou na curva 1 para passar mas  escorregou e foi para cima de Rosberg  que tocou com o pneu do seu carro na asa dianteira do Red Bull.

Foto: reuters

Ricciardo teve de trocar a asa dianteira, mas ainda alcançou o pódio, permitindo o primeiro pódio duplo da Red Bull desde Singapura o ano passado. O feito evitou que essa posição, fosse obtida pelo mais jovem piloto da história a lá subir.

Max Verstappen ainda tem tempo para ficar na história como o mais jovem piloto de sempre no pódio. Na Hungria quase alcançou o feito. Mas ainda assim é a sua melhor classificação. Aos 17 anos ele carimbou com o 4º lugar a sua melhor posição desde que chegou.

O conjunto de resultados notáveis do dia, não pode deixar de fora os McLaren de Fernando Alonso e Jenson Button. Numa temporada absolutamente catastrófica de performance em pista e resultados desportivos, à conta de tantos problemas para tanta gente, foi uma questão de ser consistente e fiável para a escuderia inglesa terminar com ambos os pilotos nos pontos. Alonso foi 6º e Button foi 9º.

Foto: reuters

A vitória da Ferrari só não significou uma tarde perfeita, porque a central de energia MGU-K  do Ferrari cedeu a meio da corrida. O finlandês foi obrigado a ceder o ritmo numa altura em que seguia em 2º, atrás do colega de equipa.  Mais tarde, após o relançamento de corrida aquando do Safety Car, o problema do sistema híbrido mostrou-se terminal e Raikkonen entregou o carro na boxe para abandonar.

Vettel, tal como Kvyat, dedicaram a vitória e o pódio em memória de Jules Bianchi e à sua família. Pelo rádio após cruzar a linha de meta, Vettel disse: "Jules, esta vitória é para ti. Você estará sempre nos nossos corações. Sabemos que mais cedo ou mais tarde, você estaria sentado aqui por esta equipa!" (Bianchi corria pela Marussia mas era piloto da Scuderia e estava em linha para entrar, provavelmente em 2016, para ser colega de Vettel).

Foto: epa


CLASSIFICAÇÃO DO GP DA HUNGRIA

1. Sebastian Vettel Ferrari 1h46m09.985
2. Daniil Kvyat Red Bull-Renault +15.700
3. Daniel Ricciardo Red Bull-Renault +25.0
4. Max Verstappen Toro Rosso-Renault +44.2
5. Fernando Alonso McLaren-Honda +49.0
6. Lewis Hamilton Mercedes GP +52.0
7. Romain Grosjean Lotus-Renault +58.5
8. Nico Rosberg Mercedes GP +58.8
9. Jenson Button McLaren-Honda +1m07.0
10. Marcus Ericsson Sauber-Ferrari +1m09.1
11. Felipe Nasr Sauber-Ferrari +1m13.4
12. Felipe Massa Williams-Mercedes +1m14.2
13. Valtteri Bottas Williams-Mercedes +1m20.2
14. Pastor Maldonado Lotus-Renault +1m25.1
15. Roberto Merhi Marussia-Ferrari +2 voltas
16. Will Stevens Marussia-Ferrari  *******
Kimi Raikonnen - MGU- K - Abandono
Niko Hulkenberg  - Acidente - Abandono

No mundial Lewis Hamilton lidera agora com 202 pontos, Nico Rosberg tem 181, Sebastian Vettel 160, Valtteri Bottas 77, Kimi Raikkonen 76, Felipe Massa 74, Daniel Ricciardo 51 e Daniil Kvyat 45.

Nos construtores, a Mercedes 383, Ferrari 236, Williams 151, Red Bull 96, Force India 39 e Lotus 35.

PONTOS DE PENALIZAÇÃO POR INCIDENTES

Não é comum termos um capítulo extra dedicado aos pontos negativos por penalização. Por norma não são muitos. Mas esta tarde foi excepcional. Os comissários hoje tiveram muito que fazer. Saíram penalizações umas atrás das outras.

O campeão do dia neste aspeto é alguém que já é bem conhecido dos fãs, na matéria. Pastor Maldonado recebeu 3 penalizações diferentes.


foto: Reuters

Foram 2 penalizações de drive-through por colidir com Sergio Perez e por excesso de velocidade na pitlane aquando de um dos pitstops, para acumular ainda 10 seg de tempo de penalização por ultrapassar Will Stevens durante a presença do safety car em pista. O incidente com Sergio Perez valeu-lhe 2 pontos de penalização, passando agora o seu total para 6 em dois meses. Se atingir num ano 12 pontos ele fica com 1 GP de penalização.

Romain Grosjean também acumula 2 pontos de penalização depois de ter rodado inseguramente lado a lado na pitlane com Felipe Massa após o seu pitstop. Grosjean também acumula 6 pontos de penalização.

Lewis Hamilton recebeu 2 pontos de penalização pelo incidente com Daniel Ricciardo, já Max Verstappen passa a 5 pontos por marcar 3 na Hungria depois de não reduzir velocidade durante situação de SafetyCar.

Mais 2 pontos para Daniil Kvyat na tentativa de passar Hamilton, fê-lo por fora da pista.

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