Alemanha vence, Holanda volta a desiludir

| Euro 2012

Van Persie reage à derrota
|

A Alemanha venceu esta noite a Holanda por 2-1 em encontro da segunda ronda do grupo B, deu um passo muito importante na passagem aos quartos-de-final, e complicou bastante as contas holandesas. Com duas derrotas em dois jogos, a "Laranja Mecânica" poderá regressar a casa mais cedo. Mario Gomez bisou para a formação alemão, e Van Persie fez o primeiro, e único golo até ao momento na prova, holandês.

"Jogam 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha". A frase é conhecida, mas desde a unificação alemã e até esta noite, frente à Holanda, a equipa laranja tinha vantagem: em dois jogos, uma vitória e um empate. No entanto, hoje, em Kharkiv, não teve qualquer hipótese.

A formação orientada por Joachim Low entrou forte, e controlou a partida durante praticamente os 90 minutos. A Holanda parecia perdida, sem opções de passe, e com muitas dificuldades para construir um ataque organizado. Apesar de terem tido mais posse de bola até ao intervalo, raramente incomodaram Neuer.

Mario Gomez, que é agora, juntamente com Dzagoev, o melhor marcador da prova, bisou na partida aos 24 e aos 38 minutos e tranquilizou a equipa. Com a vitória frente a Portugal, no encontro da primeira ronda, a Alemanha ficaria isolada no primeiro lugar do grupo em caso de vitória. Foi o que aconteceu.

Ao intervalo a Holanda continuava a ser a única equipa em prova que ainda não tinha feito qualquer golo, e a Alemanha a única que ainda não tinha sofrido. Os alemães regressaram do descanso com a intenção de continuar a impôr o seu ritmo de jogo, e não tiveram grandes dificuldades para o fazer.

Van Persie ainda reduziu aos 74 minutos, com um grande remate de fora da área, mas não foi o suficiente para dar a volta ao jogo.

Com este resultado, as contas ainda não estão definidas, mas não estão longe disso. A Alemanha segue isolada no comando do grupo com 6 pontos, Portugal e Dinamarca ocupam o 2.º e 3.º lugar respetivamente, com 3, e a Holanda, com duas derrotas, é última com zero pontos.

A informação mais vista

+ Em Foco

O ministro dos Negócios Estrangeiros considera, em entrevista à Antena 1, que Portugal tem a vantagem de não ter movimentos populistas organizados.

    Segundo um relatório da Amnistia Internacional, o número de mulheres vítimas de violência doméstica em Portugal continua elevado.

      Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

        Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.