Argentina garante presença no Mundial do Brasil

por Lusa
Sergio Aguero no momento em que marcou um dos golos contra o Paraguai Foto: Stringer/Reuters

A Argentina qualificou-se para o Mundial de futebol de 2014, ao vencer no Paraguai na terça-feira, por 5-2, deixando Colômbia, Chile, Equador e Uruguai na luta pelas restantes três vagas diretas para o Brasil.

Em Assunção, Messi, com dois golos de grande penalidade (11 e 52), Agero (31), Di María (49) e Lavezzi (90) construíram a goleada da equipa "albiceleste" sobre a seleção paraguaia, já sem hipóteses de apuramento, que limitou os estragos com os tentos de José Nuez (17) e Santa Cruz (85).

Com 29 pontos e duas jornadas do fecho a qualificação, a Argentina já não pode ficar abaixo do terceiro lugar e tornou-se por isso a primeira equipa na zona sul-americana a apurar-se para o Mundial, não contando com o Brasil, presente na qualidade de anfitrião. Campeões do Mundo em 1978 e 1986, os argentinos não falham a presença da fase final desde 1954.

Os quatro primeiros da zona sul-americana qualificam-se diretamente para o Mundial e o quinto terá de disputar o "play-off" intercontinental com a Jordânia, que na terça-feira bateu o Uzbequistão na eliminatória final da zona asiática.

A Colômbia, segunda classificada, é para já a equipa em melhor posição para acompanhar a Argentina, apesar de ter perdido no Uruguai, por 2-0, com golos tardios de Edinson Cavani (76) e Christian Stuani (80), numa partida em que a equipa da casa - quarta no Mundial2010 - alinhou com os defesas Maxi Pereira (Benfica) e Fucile (FC Porto).

Com os portistas Quintero e Jackson no banco - o segundo entrou aos 86 minutos quando a derrota era quase um dado adquirido - e os antigos "dragões" Guarin, James e Falcao no "onze", a Colômbia desperdiçou a oportunidade
de se qualificar de imediato. Com 26 pontos, os colombianos recebem ainda o Chile (3.º) e visitam o Paraguai.

Os chilenos, que folgaram nesta ronda, estão também numa situação relativamente confortável, com os seus 24 pontos, sobretudo porque o Equador (4.º), que conquistou um ponto precioso na Bolívia (1-1) - e o Uruguai (5.º), ambos com 22 pontos, têm um jogo crucial a 11 de outubro, em Quito, onde provavelmente se definirá quem ocupa a última vaga direta.

Ainda com hipóteses ténues de conseguir o quinto lugar e aceder à eliminatória com a Jordânia está a Venezuela, graças a um triunfo no Perú, por 3-2. Por outro resultado registado em Lima deixou definitivamente fora do Mundial a equipa de Carrillo (Sporting), Rodriguez (Rio Ave) e Hurtado (Paços de Ferreira), que ainda marcou o primeiro golo dos peruanos.


Resultados das partidas de qualificação:

Bolívia - Equador, 1-1.

Uruguai - Colômbia, 2-0.

Venezuela - Peru, 3-2.

Paraguai - Argentina, 2-5.
Tópicos
pub