Belenenses e V. Guimarães iniciam "aventura" na UEFA

por Mário Aleixo - RTP
Lisboetas e minhotos iniciam quinta-feira a campanha na Liga Europa EPA

Belenenses e V. Guimarães estreiam-se 5ª feira na Liga Europa.

Belenenses, em casa frente aos suecos do IFK Gotemburgo, e Vitória de Guimarães, na deslocação ao recinto dos austríacos do Altach, estreiam-se depois de amanhã na edição 2015-16 da Liga Europa de futebol.

A formação de Belém, orientada por Ricardo Sá Pinto, terá pela frente a formação do IFK Gotemburgo, em fase adiantada da temporada, dado que conta já com 17 jogos no campeonato sueco e disputou a segunda fase de pré-qualificação da Liga Europa.

O IFK Gotemburgo lidera à condição o campeonato sueco com 35 pontos nos 17 jogos realizados, somando mais três e um jogo do que o Noorkoping, e averbou no domingo a primeira derrota, desde abril, frente ao Falkenbergs, por 1-0, com um golo de Nilsson, aos seis minutos.

Para marcar presença na terceira fase de pré-qualificação e defrontar o Belenenses, a formação sueca eliminou o Slask Wroclaw, do português Flávio Paixão, com um empate a 0-0 na Polónia e uma vitória em casa por 2-0, com golos de Gustav Engvall e Mikael Boman.

O Belenenses arrancou cedo a preparação da nova época, tendo em vista a participação na terceira pré-qualificação da Liga Europa, somando vitórias nos três jogos realizados frente a Académica de Viseu (2-1), Sporting da Covilhã (3-1) e Oriental (3-0).

Apenas por duas vezes, frente a adversários da I Liga do futebol português, o Belenenses não conseguiu vencer, perdendo com o Nacional, por 1-0, e empatando a 0-0 com o Estoril-Praia.

Atendendo aos jogos realizados e ao esquema tático de 4x3x3 defendido por Ricardo Sá Pinto, o "onze" a apresentar na receção ao IFK Gotemburgo deverá integrar Ventura, João Amorim, Tonel, Gonçalo Brandão, Filipe Ferreira, João Vilela, Rúben Pinto, Carlos Martins, Sturgen, Miguel Rosa e Tiago Caeiro.

Minhotos começam fora de portas

O Vitória de Guimarães, que tal como o Belenenses mudou de treinador para a presente temporada, em que surge orientado por Armando Evangelista, inicia em casa dos austríacos do Altach a sua caminhada futebolística na Liga Europa de 2015-16.

O defesa-direito Bruno Gaspar, a recuperar de uma fratura no perónio direito, é a única baixa no plantel vimaranense para o jogo com o Altach, em que Armando Evangelista poderá estrear o reforço brasileiro Henrique Dourado.

Na afinação da máquina para a nova época, a formação vimaranense venceu por duas vezes o Pampilhosa (5-0 e 2-0), o Arouca (1-0) e o União da Madeira (2-1), empatou com o Académico de Viseu (0-0) e perdeu com os turcos do Fenerbahçe (3-1) e Desportivo de Chaves (3-0).

Face aos jogos de preparação, em que foi evidente um esquema tático aproximado do 4x2x3x1, o Vitória de Guimarães deverá surgir na Áustria com um "onze" constituído por Douglas, Arrondel, Moreno, João Afonso, Luis Rocha, Cafú, João Pedro, Alex, Montoya, Valente e Tomané.

O sérvio Vlado Glodjovic e o russo Aleksei Eskov vão arbitrar os jogos Belenenses-IFK Gotemburgo e Altach-Vitória de Guimarães, respetivamente, da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, ambos com início às 20 horas.

Muitos portugueses em ação

A terceira pré-eliminatória da Liga Europa conta ainda com mais treinadores e futebolistas portugueses envolvidos, como o caso da formação cipriota do Apollon Limassol FC, orientada por Pedro Emanuel e que conta nas suas fileiras com Bruno Vale, Nuno Lopes, Jaime e João Pedro, que vai lutar pela qualificação frente ao Qäbälä, do Azerbaijão.

O PAOK, da Grécia, dos portugueses Miguel Vítor e Ricardo Costa vão defrontar a formação eslovaca do FC Spartak Trnava, enquanto Nuno Assis e Cristóvão, no Omonia, de Chipre, vão defrontar os dinamarqueses do Brondby FC.

Ricardo Alves e Filipe Teixeira, dos romenos do FC Astra Giurgiu, vão discutir a passagem à fase seguinte da Liga Europa frente aos ingleses do West Ham.

Em jogo estarão ainda alguns ilustres do futebol europeu, como os alemães do Borussia Dortmund, que vão defrontar os austríacos do Wolfsberger, e os italianos da Sampdoria, que medem forças com os sérvios do Vojvodina.

No lote dos favoritos a passar os seus adversários na terceira ronda de pré-qualificação encontram-se ainda as equipas francesas do Saint-Étienne e Bordéus, que defrontam, respetivamente, os romenos do Turgu Munes e os cipriotas do AEK Larnaca.



pub