Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Chapecoense oficializada campeã da Taça Sul-americana

por Inês Geraldo - RTP
O mundo do futebol chora a perda da equipa da Chapecoense EPA

A CONMEBOL decidiu esta segunda-feira atribuir o título da Taça Sul-Americana à Associação Chapecoense de Futebol, após o acidente de avião que vitimou maior parte da equipa, que iria jogar a final da competição na Colômbia.

A Confederação Sul-Americana de futebol veio confirmar aquilo que já se especulava há alguns dias. O título da Taça Sul-americana, que deveria ter sido disputado pelo Atlético Nacional e Chapecoense na semana passada, foi atribuída à equipa brasileira, depois do acidente que vitimou toda a equipa.

Na última terça-feira, a Associação Chapecoense de Futebol viajava para a Colômbia para jogar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana, no entanto, o voo onde seguia acabou por cair por falta de combustível, vitimando quase a toda a equipa de futebol.

Sobreviveram seis pessoas, incluindo três jogadores da equipa de Chapecó: Alan Ruschel, Jackson Follman e o defesa Neto.

A decisão foi tomada numa reunião da Confederação sul-americana de futebol, que incluiu os dez representantes do organismo. A ideia partiu do Atlético Nacional, equipa colombiana que ia defrontar a Chapecoense na final da Taça Sul-Americana.

Assim, a equipa brasileira qualifica-se diretamente para a Taça dos Libertadores, a principal competição continental da América do Sul, e para a Recopa 2017, que junta os vencedores da Libertadores e Taça Sul-Americana.
pub