Cidade de Leicester prepara boas-vindas aos adeptos do FC Porto

por Lusa
Legenda da Imagem Action Images via Reuters - Matthew Childs Livepic

A cidade de Leicester está a preparar-se para dar as boas-vindas aos adeptos do FC Porto, que defronta o clube local na terça-feira para a Liga dos Campeões de futebol, com 'olá' e bom ambiente, anunciou a autarquia.

Para o primeiro jogo em casa do Leicester City na Liga dos Campeões, a autoridade local vai mobilizar locais para receberem os adeptos portistas na estação de comboio com um 'olá' caloroso e oferecerem um guia e um mapa da cidade.

A autarquia vai ter uma 'fan zone' na Praça Jubilee para os adeptos de ambos os clubes conviverem antes do jogo da segunda jornada do Grupo G, onde haverá música ao vivo e um ecrã gigante em que serão projetadas imagens da vitoriosa temporada 2015/16 do campeão inglês.

Porém, o jogo não será transmitido no ecrã devido aos direitos de transmissão, pelo que aqueles que não possuam entrada para o Estádio King Power terão de encontrar um bar com televisão que mostre a partida.

No local haverá ainda bancas com comida e bebidas, animação com artistas de rua vestidos com os equipamentos das duas equipas e pinturas faciais.

O espírito acolhedor será celebrado quando a famosa Torre do Relógio da cidade for iluminada com a cor azul, que predomina no equipamento dos 'Dragões' e dos 'Foxes'.

Mas não é só a cor dos clubes que une as cidades: a fonte dos Paços do Concelho de Leicester é uma réplica da fonte dos Leões existente na Praça de Gomes Teixeira, no Porto.

O presidente da Câmara Municipal, Peter Soulsby, disse, citado num comunicado, que esperam assim que os adeptos descubram algumas das atrações turísticas da cidade e pensem em voltar por mais tempo.

"Os nossos adeptos sentiram-se muito bem-vindos em Bruges, na semana passada, e queremos garantir que os adeptos do FC Porto tenham uma receção semelhante quando chegarem a Leicester", acrescentou.

Além de cartazes de boas vindas e da 'fan zone', o autarca disse também estar a incentivar os empregados das lojas e bares a "aprenderem algumas palavras de português".

A cidade vai ainda usar as redes sociais para transmitir saudações pedidas a emigrantes portugueses que residem na cidade do centro de Inglaterra.

O Leicester City lidera o grupo G, com três pontos, da vitória sobre o Club Brugge (3-0), enquanto FC Porto tem apenas um ponto devido ao empate em casa com o FC Copenhaga (1-0). O jogo a disputa-se a partir das 19:45 da próxima terça-feira, 27 de setembro.
pub