Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

City volta à liderança em Inglaterra, após empate entre Leicester e United

por Lusa
Legenda da Imagem epa

O Manchester City recuperou hoje a liderança da Liga inglesa de futebol, ao vencer o Southampton e ao beneficiar do empate entre o Leicester, que igualou pontualmente, e o Manchester United, na 14.ª jornada.

A grande revelação do campeonato inglês, o Leicester, orientado pelo conceituado treinador italiano Claudio Ranieri, que liderava ao fim de 13 jornadas, empatou a um golo na receção ao United, num jogo intenso e eletrizante.

A equipa da casa adiantou-se no marcador aos 24 minutos, pelo avançado Jamie Vardy, a dar a melhor sequência a uma assistência que o deixou isolado na área e a aproveitar uma saída extemporânea do guarda-redes internacional espanhol De Gea, que ficou a meio caminho entre a sua baliza e o adversário.

De sublinhar que Vardy, que lidera a lista de melhores marcadores, com 14 golos, cometeu um feito inédito ao marcar em 11 jornadas consecutivos, batendo o recorde do internacional holandês Ruud Van Nistelrooy, que tinha marcado em 10 rondas seguidas pelo United, entre 2002/03 e 2003/04.

O Manchester United acusou o golo e demorou a reagir, mas, paulatinamente, foi tomando conta das operações e teve a felicidade de empatar já em período de compensações, após um canto, numa cabeçada do alemão Bastian Schweinsteiger.

Na segunda parte, o marcador não voltou a funcionar, mas o jogo continuou intenso e aberto, com algumas oportunidades para os dois lados que podiam ter feito pender a balança para qualquer deles.

Quem aproveitou este empate foi o Manchester City, que venceu por 3-1 na receção ao Southampton, com golos do internacional belga Kevin de Bruyne, logo aos nove minutos, de Fabian Delph, aos 20, e do internacional sérvio Aleksander Kolarov, aos 69. O único golo do Southampton foi marcado pelo avançado irlandês Shane Long, aos 49.

Pela formação do Southampton alinhou o internacional português José Fonte, no eixo da defesa, mas sofreu uma lesão, aos 36 minutos, que obrigou à sua substituição por Steven Caulker, enquanto Cédric, contratado no defeso ao Sporting, não fez parte do lote de convocados.

Com estes resultados que envolveram os três primeiros classificados, o Manchester City passou a liderar, com 29 pontos, os mesmos do Leicester, e com mais um do que o rival da mesma cidade, o United, que tem 28.

No domingo, o Arsenal também pode chegar aos 29 pontos, juntando-se na frente a City e Leicester, o que acontecerá se vencer no reduto do Norwich.

Nos restantes jogos hoje disputados, o Aston Villa perdeu na receção o Watford por 3-2, Burnmouth e Everton empataram a três golos em casa do primeiro, o Crystal Palace recebeu e goleou o Newcastle por 5-1 e o Sunderland fez valer o fator casa na vitória sobre o Stoke City por 2-0.

A 14.ª jornada encerra domingo, com os jogos Tottenham-Chelsea, West Ham-West Bromwich, Liverpool-Swansea e Norwich-Arsenal.
pub