Cristiano Ronaldo eleito jogador do ano na gala Quinas de Ouro

por Inês Geraldo - RTP
Equipa portuguesa apresentou-se no Centro de Congresso do Estoril Manuel de Almeida - EPA

Cristiano Ronaldo e Ana Borges foram considerados os melhores do ano no futebol esta segunda-feira na gala Quinas de Ouro. A seleção portuguesa que se sagrou campeã europeia em julho último foi eleita a melhor equipa masculina do ano.

A noite começou no Centro de Congressos do Estoril, com a atribuição do prémio de melhor jogadora de futebol do ano. O galardão coube a Ana Borges, jogadora do Sporting e capitã da Seleção Nacional feminina que se apurou de forma inédita para o Euro2017, que se vai disputar na Holanda.


Foto: Manuel de Almeida - EPA

Cristiano Ronaldo foi também eleito o melhor jogador do ano no Estoril. No palco, depois de receber o prémio, o jogador e capitão da Seleção Portuguesa disse que vencer o campeonato europeu foi o corolário de uma carreira. Ronaldo acabou por agradecer a toda a equipa e staff que esteve persente em França.

A seleção campeã europeia foi distinguida com o prémio de melhor equipa masculina do ano. Cristiano Ronaldo, Pepe e Bruno Alves subiram ao palco e falaram sobre a grande conquista que Portugal conseguiu no futebol sénior.



Fernando Santos arrebatou o prémio de melhor treinador do ano em futebol e congratulou todos os jogadores que estiveram presentes na conquista do Euro 2016, com especial ênfase naqueles que jogaram em partidas de qualificação e não puderam estar presentes em França.


Foto: Manuel de Almeida - EPA

O prémio de jogador revelação estava recheado de estrelas como André Silva, Gelson Martins e Renato Sanches. O agora jogador do Bayern de Munique venceu o galardão e disse em palco que espera voltar a levantar um troféu com a Seleção Portuguesa.

António Costa, primeiro-ministro português, também esteve presente no Centro de Congressos do Estoril e recebeu o prémio Presidente Federação Portuguesa de Futebol. O galardão distinguiu a diáspora portuguesa, em jeito de homenagem à receptividade e apoio que os portugueses em França deram à Seleção.

A gala Quinas de Ouro realiza-se pelo segundo ano consecutivo e premeia os melhores dos melhores no futebol, futebol de praia e futsal.

Lista dos premiados na Gala Quinas de Ouro:

Jogadora portuguesa do ano - futebol: Ana Borges.

Equipa do ano masculina: Seleção Nacional A.

Prémio Presidente da FPF: Diáspora portuguesa.

Jogador revelação do ano: Renato Sanches.

Jogador português do ano - futebol: Cristiano Ronaldo.

Treinador do ano - futebol masculino: Fernando Santos.

Prémio Prestígio: Os 23 jogadores campeões da Europa.

Jogador do ano - futsal: Ricardinho.

Jogadora do ano - futsal: Ana Azevedo.

Treinador do ano - futsal masculino: Nuno Dias.

Treinador do ano - futsal feminino: Teresa Jordão.

Prémio Escolar: Grupo Desportivo da Escola Básica Dom João I.

Prémio Universitário: Equipa de futebol da Universidade do Minho.

Treinador do ano - formação: Hélio Sousa.

Treinador revelação do ano: Ricardo Soares.

Prémio Vasco da Gama (internacionalização e expansão da portugalidade): Treinadores portugueses no estrangeiro.

Jogador do ano - futebol de praia: Madjer.

Treinador do ano - futebol de praia: Mário Narciso.

Prémio futebol inclusivo: Seleção Nacional de futebol de rua.

Árbitro do ano - 1.ª categoria: Artur Soares Dias.

Árbitro assistente do ano - 1.ª categoria: Rui Licínio Tavares.

Árbitra do ano - Liga Allianz: Ana Catarina Araújo.

Árbitro do ano - Campeonato de Portugal Prio: Pedro Vilaça.

Árbitro do ano - Liga Sport Zone: Eduardo Coelho.

Onze do ano - futebol masculino (prémio do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol): Ederson (Benfica), Nélson Semedo (Benfica), Lindelof (Benfica), Coates (Sporting), Alex Telles (FC Porto), Adrien (Sporting), Danilo (FC Porto), Pizzi (Benfica), Gelson (Sporting), Mitroglou (Benfica) e Jonas (Benfica).

Onze do ano futebol feminino (prémio do Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol): Rute Costa (Sporting de Braga), Matilde Fidalgo (CF Benfica), Sílvia Rebelo (Sporting de Braga), Bruna Costa (Sporting), Joana Marchão (Sporting), Fátima Pinto (Sporting), Vanessa Marques (Sporting de Braga), Andreia Norton (Sporting de Braga), Jéssica Silva (Sporting de Braga), Diana Silva (Sporting), Solange Carvalhas (Sporting).

Jogadora revelação do ano: Andreia Norton.

Treinador do ano - futebol feminino: Francisco Neto.

Equipa do ano feminina: Seleção Nacional A.




Tópicos
pub