Dois clubes portugueses entram no sorteio da Liga Europa

por Mário Aleixo - RTP
V. Guimarães e Belenenses vão entrar em ação na Liga Europa EPA

V. Guimarães e Belenenses vão a sorteio na Liga Europa.

Um antigo campeão europeu, vários estreantes e os dois clubes portugueses estarão presentes no sorteio da terceira pré-eliminatória, em Nyon, a partir das 12h00 hora portuguesa.

Vinte e cinco clubes com entrada direta nesta fase da prova terão a companhia dos 33 vencedores dos embates da segunda pré-eliminatória, decididos a 23 de julho.

Os jogos da terceira pré-eliminatória disputam-se a 30 de julho (primeira mão) e 6 de agosto (segunda mão).

O Borussia Dortmund, vencedor da Liga dos Campeões em 1997, estará entre as equipas a entrar em cena nesta etapa, tal como dois antigos finalistas da Taça dos Campeões, Saint-Étienne e Sampdória, clubes que, tal como o Dortmund, conquistaram a Taça dos Vencedores das Taças.

Apostado em juntar-se a eles vindo da segunda pré-eliminatória estará IFK Göteborg, duplo vencedor da Taça UEFA, bem como Aberdeen e West Ham, antigos campeões na Taça das Taças.

Altach e İstanbul Başakşehir, estreantes em campanhas europeias, vão estar presentes no sorteio.

O University College Dublin é a única formação do segundo escalão ainda em competição. A turma irlandesa é também, a par do West Ham, a única representante vinda do Ranking Respeito e Fair Play que, pela última vez, confere acesso às pré-eliminatórias da competição.

Directamente apurados para a fase de grupos estão Schalke, Nápoles, Tottenham Hotspur, Villarreal, Marselha, Dnipro, Braga, Fiorentina, Anderlecht, Liverpool, Beşiktaş, Lokomotiv, Augsburgo, Asteras, Groningen e Sion.
pub