FC Barcelona-Real Madrid: o dérbi espanhol é este sábado

por Nuno Patrício com Lusa
Reuters

Barcelona e Real de Madrid voltam a encontrar-se em Camp Nou. Um confronto de gigantes em que as duas equipas, separadas por dez pontos, e favorável ao Barcelona vão digladiar-se e certamente mostrar mais uma vez um bom jogo de futebol com jogadores de renome, como Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Barcelona e Real de Madrid voltam a encontrar-se em Camp Nou. Um confronto de gigantes em que as duas equipas, separadas por dez pontos, e favorável ao Barcelona vão digladiar-se e certamente mostrar mais uma vez um bom jogo de futebol com jogadores de renome, como cristiano Ronaldo e Lionel Messi.

Entretanto vão surgindo vários comentários em volta do grande dérbi como por exemplo Pep Guardiola.

O antigo treinador do Barcelona afirmou que o clássico da 31ª jornada da Liga espanhola de futebol, vai ser "especial e emocionante".

O treinador do Bayern, que comentou a partida entre os dois grandes rivais durante a conferência de imprensa de lançamento do jogo com o Eintrach de Frankfurt, para a Liga alemã, também se pronunciou sobre o antigo craque holandês do FC Barcelona, Johan Cruyff, que faleceu na quinta-feira da semana passada, aos 68 anos, vítima de um cancro no pulmão.

"Ele deu-me absolutamente tudo, deu-me a mão. Foi como um pai para mim, aprendi tudo com ele. Além disso, não foi só muito importante para o FC Barcelona, mas também um pensador relevante para o futebol europeu", disse Guardiola, que foi treinado por Cruyff entre 1988 e 1996.

Já Zinedine Zidane diz que Real Madrid precisa vencer e evita falar em “vinganças” no campo “inimigo”.
O treinador do Real Madrid, reconhece que os “merengues” precisam de vencer na visita ao FC Barcelona, este sábado, e evitou falar em “vendettas” face à goleada na primeira volta.

"Não falei com eles [jogadores], mas sabem o que se passou. Pensamos que no vem a seguir, todos os jogos são diferentes. Vingança? É um jogo que temos de ganhar, que queremos ganhar", sublinhou Zidane.

O Real Madrid visita o Camp Nou com uma diferença de dez pontos para o líder FC Barcelona.

Na primeira volta o Real Madrid foi goleado, em pleno Santiago Bernabéu, a 21 de novembro de 2015, por 4-0 (com dois golos de Luís Suárez, um de Neymar e outro de Iniesta).

Nas duas últimas épocas o 'Barça' venceu por 2-1 (2014/15 e 2013/14), mas já em 2013 o Real Madrid venceu por 3-1, mas nas meias-finais da Taça do Rei.

No Real Madrid, o central português Pepe e Cristiano Ronaldo são opções para o técnico francês.

Do lado da equipa que recebe os merengues, o treinador do Barcelona, Luis Enrique, afirmou que a melhor homenagem a Johan Cruyff, falecido na semana passada, é "vencer com bom futebol" o Real Madrid.

"Estou certo de que a melhor homenagem a Cruyff, acima de tudo, será a de nos ver ganhar com mérito e bom futebol, oferecendo um bom espetáculo no terreno", disse o técnico, referindo-se ao mítico jogador e treinador holandês, que foi durante anos uma importante referência das cores catalãs.

Segundo Luis Enrique, na conferência de imprensa de antevisão do confronto, a equipa catalã encontra-se "nas condições ideais" para um jogo que "exigirá que todos estejam a 100 por cento", aludindo ao facto de a maior parte do plantel ter estado envolvido em compromissos das seleções nacionais.

Este é certamente um jogo importante para todos os jogadores do FC Barcelona mas será ainda mais para o argentino Lionel Messi que pode marcar o golo 500 da sua carreira, e logo frente ao maior rival: "Um feito que parecerá de outra galáxia", diz Luís Enrique.
pub