FIFA convoca reunião extraordinária

por Carlos J Barros - RTP
Legenda da Imagem fifa

A FIFA anunciou esta sexta-feira a realização de uma reunião extraordinária do comité executivo a 20 de outubro, em Zurique, Suíça, para discutir a atual crise que assola o organismo, com acusações de corrupção.

"A FIFA pode hoje confirmar que o seu comité executivo convocou uma reunião extraordinária em Zurique, a ser realizada no dia 20", pode ler-se no comunicado emitido no sítio oficial do organismo na internet.

O presidente da FIFA, o suíço Joseph Blatter, e o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, foram suspensos provisoriamente por 90 dias pelo Comité de Ética do organismo que rege o futebol mundial, na terça-feira.

O secretário-geral da FIFA, o francês Jérôme Valcke, também foi suspenso provisoriamente por 90 dias, e o sul-coreano Chung Mong-Joon, que assumiu anteriormente a candidatura à sucessão de Blatter na presidência do organismo, a exemplo de Platini, foi suspenso por seis anos e multado em 100.000 francos suíços (perto de 91.000 euros).

A 25 de setembro, o Ministério Público suíço instaurou um processo criminal a Blatter, que foi interrogado na qualidade de arguido, por suspeita de gestão danosa, apropriação indevida de fundos e abuso de confiança.

Platini foi ouvido na qualidade de testemunha e acabou por ser implicado no processo, por, alegadamente, ter recebido de Blatter um pagamento ilegal, feito "em prejuízo da FIFA", no valor de dois milhões de francos suíços (perto de 1,8 milhões de euros).

pub