Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Mundial sub-20. Colômbia estreia-se com vitória

por Mário Aleixo - RTP
A seleção da Colômbia festeja um dos golos marcados à Polónia Reuters

A seleção anfitriã do Mundial sub-20 de futebol, a Polónia, estreou-se com uma derrota por 2-0 face à Colômbia, enquanto Senegal e Itália entraram com pé direito ao vencerem Taiti e México, respetivamente, por 3-0 e 2-1.

A seleção colombiana colocou-se em vantagem no marcador aos 23 minutos, por Ivan Angulo, e só confirmou o triunfo já em período de compensações, aos 90+3, por Luis Sandoval, o que lhe confere o segundo lugar do Grupo A, com os mesmos três pontos do Senegal, mas com menos um golo marcado.

Também no grupo A, o senegalês Amadou Sagna foi a grande figura do encontro com o Taiti, ao conseguir um "hat-trick", apontado no primeiro minuto o golo número 1 da competição e conseguindo mais dois tentos, aos 29 e 50.

As seleções polaca e taitiana partem para a segunda jornada do grupo, na qual se vão defrontar, no domingo, com zero pontos.

No Grupo B, em Gdynia, Japão e Equador empataram a um golo, com a formação sul-americana a adiantar-se no marcador aos 45 minutos, através de um autogolo do japonês Kyosuke Tagawa, mas a permitir a igualdade aos 68, por Kota Yamata.

A seleção equatoriana, pela qual alinhou durante os 90 minutos o sportinguista Gonzalo Plata, de 18 anos, ainda desperdiçou um penálti, aos 51 minutos, o qual, a ser concretizado, a colocaria a vencer por 2-0.

A Itália, que se estreou com uma vitória sobre o México graças aos golos de Davide Frattesi, aos três minutos, e Luca Ranieri, aos 67, este depois do mexicano Roberto De La Rosa restabelecer a igualdade, aos 37, lidera isolado o Grupo B, com três pontos, seguida de Equador e Japão, ambos um ponto, e do México, a zero.

Portugal, vencedor da prova em 1989 e 1991, estreia-se no sábado, em Bielsko-Biala, a partir das 14h30 (em Lisboa), defrontando a Coreia do Sul, em encontro da primeira jornada do Grupo F, que também inclui Argentina e África do Sul.

Na primeira fase da competição, as 24 seleções estão divididas em seis grupos de quatro, com os dois primeiros classificados e os quatro melhores segundos a seguirem para os oitavos de final.
pub