Ronaldo, Rui Patrício e Pepe nomeados para a Bola de Ouro

por Inês Geraldo - RTP
Pepe, Patrício e Ronaldo estão nos nomeados para a Bola de Ouro Reuters

O capitão da Seleção Portuguesa, o guarda-redes do Sporting CP e o defesa central do Real Madrid estão na lista de 30 nomeados para a Bola de Ouro, atribuída pela France Football. Cristiano Ronaldo e Pepe venceram a dobradinha europeia, com a conquista da Liga dos Campeões e Euro 2016, enquanto Rui Patrício foi um dos melhores jogadores portugueses no campeonato europeu disputado em França.

A France Football continua a anunciar os 30 nomeados para a Bola de Ouro 2016. Depois do anúncio de Cristiano Ronaldo durante a manhã desta segunda-feira, Portugal conta com mais dois jogadores que podem competir pelo prémio.

Cristiano Ronaldo volta a estar nomeado para um prémio que já venceu por três vezes. As apostas dão o português como um dos favoritos a vencer o galardão, depois de ter sido campeão europeu por duas vezes.

Primeiro, em Milão, pelo Real Madrid, Cristiano Ronaldo venceu a terceira Liga dos Campeões da sua carreira e décima primeira da história dos Merengues. CR7 foi o melhor marcador da prova com 16 golos e marcou o penálti decisivo frente ao Atlético de Madrid.

Nominee for the Ballon d'Or France Football : CRISTIANO RONALDO ! (cc @cristiano / @realmadrid)

Uma foto publicada por France Football (@francefootball) a


Em França, no Euro 2016, foi o segundo melhor marcador da competição a par de Nani. Para além da Bota de Prata do torneio, Ronaldo tornou-se no jogador português com mais internacionalizações de sempre e tornou-se (juntamente com Platini) no melhor marcador em fases finais de Europeus.

Apesar da lesão sofrida na final de Saint-Dennis, Cristiano Ronaldo conseguiu levantar a taça de campeão europeu de seleções, naquele que é o primeiro título coletivo por Portugal.

Rui Patrício, guardião do Sporting, foi anunciado como um dos candidatos a vencer o Ballon D'Or, depois de uma grande época em destaque pelo clube de Alvalade e atuações fulcrais por Portugal no Euro 2016.

Nominee for the Ballon d'Or France Football : RUI PATRICIO ! (cc @rpatricio1 / @sportingclubedeportugal)

Uma foto publicada por France Football (@francefootball) a


O internacional português foi uma das principais peças para a vitória portuguesa em França, demonstrando uma grande forma e grandes defesas em jogos decisivos para a Seleção. Destaca-se de Rui Patrício a defesa de uma grande penalidade na partida frente à Polónia e a exibição contra a França, na final de Saint-Dennis.

É a primeira vez que a Liga Portuguesa tem um nomeado na lista para a Bola de Ouro desde 2004. Com a vitória do FC Porto na Liga dos Campeões, Rui Patrício sucede a Deco, Ricardo Carvalho e Maniche.

Outro português nomeado é Pepe. O defesa do Real Madrid, tal como Cristiano Ronaldo, fez a dobradinha europeia, ao vencer a Liga dos Campeões com os Merengues e o Euro 2016 com Portugal.

Nominee for the Ballon d'Or France Football : PEPE ! (cc @official_pepe / @realmadrid)

Uma foto publicada por France Football (@francefootball) a


Pepe foi um dos melhores jogadores portugueses a atuar em França, constituíndo com José Fonte uma das duplas de centrais mais coesas do Europeu.

Para além da presença de Rui Patrício e Pepe, junta-se a nomeação a Cristiano Ronaldo que pode vencer a Bola de Ouro pela quarta vez na sua carreira. Para além da vitória na Liga dos Campeões, CR7 junta ao seu pecúlio a primeira vitória coletiva com a seleção de Portugal.
pub