Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Rússia e Eslováquia apuradas Holanda tenta o milagre

por Mário Aleixo - RTP
A Rússia conseguiu na última jornada o "passaporte" para França Sergei Ilnitsky-Epa

Rússia e Eslováquia entram no lote dos 18 apurados para o Euro2016.

Rússia e Eslováquia são os mais recentes países apurados para a fase final, enquanto Suécia, Ucrânia e Eslovénia vão disputar o "play-off" e a Hungria continua a ser a melhor terceira classificada.

Com o final da fase de apuramento do Euro2016 marcado esta terça-feira (hoje) estão apuradas dezoito seleções: França (organizador), Islândia *, República Checa, Bélgica, País de Gales*, Espanha, Alemanha, Polónia, Inglaterra, Suíça, Irlanda do Norte*, Roménia, Áustria, Itália, Portugal, Albânia*, Rússia e Eslováquia.

Faltam ainda apurar seis seleções que sairão do segundo classificado do grupo H Noruega ou Croácia; o melhor terceiro classificado de todos os grupos  e os restantes quatro dos "play-off".

A 18 de outubro realiza-se o sorteio do "play-off", pelas 10h15, hora portuguesa. A 2 e14 de novembro a primeira mão do "play-off" e a 1517 do mesmo mês a segunda mão.

Histórica Holanda corre risco de ficar de fora

No dia em que se apuram mais duas seleções de forma direta para o Euro2016 as atenções do mundo desportivo estão viradas para a Holanda, uma seleção habituada a marcar presença nas fases finais dos Europeus mas que corre o sério risco de ficar de fora.

No quarto lugar do grupo A com menos dois pontos que a Turquia (terceira), a Holanda está obrigada a ganhar à República Checa, em Amesterdão, e esperar por uma derrota dos turcos na receção à Islândia.

A 12 de dezembro efetua-se o sorteio da fase final, em Paris, às 17h00, hora portuguesa.

O Campeonato da Europa será disputado por 24 selecções.

Como país organizador, a França teve apuramento automático para a competição a decorrer entre 10 de Junho e 10 de Julho de 2016. Terá a companhia das 23 selecções apuradas, sendo as equipas divididas em seis grupos de quatro. Os seis vencedores dos grupos, os seis segundos classificados e o quatro melhores terceiros colocados passam aos oitavos-de-final, altura em que a prova passa a ser eliminar.
pub