Seleção feminina avança para a Algarve Cup

por Mário Aleixo - RTP
Cláudia Neto é a imagem da determinação da seleção portuguesa que vai participar na Algarve Cup Lusa

A 23ª edição da Algarve Cup feminina arranca esta quarta-feira.

A seleção portuguesa feminina volta a medir forças com as melhores equipas mundiais, incluindo o Brasil, numa prova que terá garantidamente um inédito vencedor.

Com as ausências de Estados Unidos, que levantou o troféu algarvio uma dezena de vezes, a última no ano passado, Alemanha, Suécia, Noruega e China, é certo que uma das oito seleções participantes vai conquistar pela primeira vez o torneio, em que Portugal volta a ser a seleção com ranking mais baixo (40º).

A formação comandada pelo Francisco Neto, que foi colocada no Grupo B, vai ter pela frente a Rússia, 22ª no "ranking" mundial, a Nova Zelândia, 16ª da hierarquia e, naquele que é o duelo mais esperado da prova, o Brasil.

A seleção canarinha, sétima do "ranking", aparece no Algarve como a principal candidata ao triunfo final e terá como principal figura Marta, uma das maiores figuras do futebol feminino mundial e cinco vezes vencedora do prémio FIFA.   

Habitual presença na Algarve Cup e com cinco finais no currículo (e também cinco derrotas), a Dinamarca (15ª) pode finalmente sonhar com a conquista da prova, embora tenha de contar com a rivalidade do Canadá (11ª), que se estreia em solo luso, no Grupo A.

A tarefa das dinamarquesas e das canadianas pode ser dificultada ainda mais pela Islândia, uma das seleções que mais subiu no "ranking" da FIFA nos últimos anos e que, em 2011, surpreendeu tudo ou todos ao alcançar a final, acabando por cair perante os Estados Unidos. A Bélgica completa o agrupamento.

Destaque também para a portuguesa Sandra Braz Bastos, que faz parte da lista de oito árbitras que vão dirigir os jogos da Algarve Cup. A juíza da Associação de Futebol de Aveiro é uma das três árbitras pertencentes à UEFA que vão estar na prova a preparar também uma possível presença no Mundial sub-17 feminino, na Jordânia, e no Mundial sub-20 feminino, na Papua Nova Guiné.

Sandra Braz Bastos, de 37 anos, terá como assistentes a também portuguesa Olga Martins e Biljana Atanasovki, da Macedónia.

A Algarve Cup termina no dia 9 de março com a final, em local e hora ainda a anunciar, e mais três jogos, que vão definir a classificação de cada seleção.

pub