UEFA congratula-se com alargamento do Mundial de futebol a 48 seleções

por Lusa
Legenda da Imagem Reuters

A UEFA congratulou-se hoje com a decisão do Conselho de FIFA de alargar de 32 para 48 seleções o Mundial de futebol, a partir de 2026.

Em comunicado, a UEFA mostra-se ainda satisfeita por a FIFA ter adiado, para já, a "decisão de atribuição de vagas por confederação no novo formato da competição".

O organismo que gere o futebol europeu manifesta-se satisfeito com o facto de o novo formato "não aumentar a carga sobre os jogadores", uma vez que continuará a ter a mesma duração da competição atual.

Com este novo formato, o Mundial passará dos atuais 64 jogos para 80, mas continuará a disputar-se durante 32 dias, como sucede atualmente.

O Conselho da FIFA, órgão que substituiu o Comité Executivo, aprovou hoje, por unanimidade, o alargamento da fase final Mundial de futebol, a partir de 2026, de 32 para 48 seleções, distribuídas por 16 grupos de três equipas.

A competição vai contar com 16 grupos, de três equipas cada, com as duas primeiras a classificarem-se para a fase seguinte, entrando então num sistema de eliminatórias a partir dos 16 avos de final.

pub