Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

Arbitragem quer abrir o setor ao futebol

por Mário Aleixo - RTP
O setor da arbitragem quer aproximar-se dos restantes agentes do futebol rtp.pt

Fontelas Gomes, futuro líder da arbitragem explicou mudanças.

O futuro líder do órgão que dirige a arbitragem na Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em entrevista ao jornalista da Antena 1 José Carlos Lopes,  revelou como se pretende melhorar a arbitragem e consequentemente contribuir para a melhoria do futebol português.



A FPF vai a votos a 4 de junho, num ato eleitoral que visa eleger os futuros órgãos sociais liderados por Fernando Gomes.

A liderar o Conselho de Arbitragem (CA) estará Fontelas Gomes que avançou três itens que permitirão a mudança do setor: transparência, credibilidade e proximidade juntos dos agentes do futebol.

Da proposta eleitoral constam ainda a divulgação dos relatórios dos jogos e dos observadores dos mesmos, a mudança na política de nomeações e um trabalho de deteção de novos talentos na arbitragem.

Sobre a divulgação dos relatórios dos observadores a implementação da medida de autorização da UEFA e da FIFA.

A abertura que se pretende na arbitragem visa de uma forma global aumentar a o nível de conhecimento sobre o futebol.

Para a melhor compreensão da arbitragem, José Fontelas Gomes defende que não seja ele a voz única do Conselho de Arbitragem, existirá também um porta-voz para que possa esclarecer em tempo oportuno as situações que surjam.

Com a saída prematura de alguns dos melhores árbitros portugueses, como por exemplo Pedro Proença e Duarte Gomes, a arbitragem necessita de novos valores. José Fontelas Gomes vai apostar num programa de deteção e acompanhamento de talentos.

Uma mudança na arbitragem que só será possível com a ajuda dos treinadores, jogadores e clubes. José Fontelas Gomes conta com a disponibilidade da Associação Nacional de Treinadores e do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol.



pub