Arbitragem vai melhorar com Pedro Proença na Liga de Clubes

por Mário Aleixo - RTP
O setor da arbitragem tem tudo para melhorar com Pedro Proença na liderança da liga de clubes rtp.pt

A liderança de Pedro Proença na liga ajudará os árbitros.

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), José Fontelas Gomes, confia na sensibilidade do novo líder da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) para que o setor da arbitragem possa progredir em Portugal.

A confiança do representante da associação de classe dos árbitros alicerça-se no facto de Proença conhecer bem o grupo de árbitros em atividade e as estruturas que gerem o setor: “Tem ideias de como a arbitragem deve ser gerida e dirigida”.

O presidente da APAF, em declarações ao jornalista da Antena 1 Mário Rui, não ficou surpreendido com a eleição do ex-árbitro para a LPFP porque como referiu: “É o reconhecimento de que na arbitragem há pessoas com capacidade para ocupar outros cargos do futebol português”.



O facto de ser a primeira vez que um antigo árbitro dirige uma entidade de topo do desporto-rei nacional é um precedente que não passará despercebido interna e externamente, na opinião do dirigente, “porque Proença é um gestor de sucesso”.

Sobre o impacto internacional que esta eleição pode ter José Fontelas Gomes não tem dúvidas: “É (Pedro Proença) alguém que se destacou numa área do futebol e agora se transferiu para outra. Quem sabe se a UEFA e a FIFA podem inspirar-se neste exemplo”.

A propósito do trabalho que espera o novo dirigente na LPFP o líder da APAF admitiu que o novo presidente vai unir os clubes e cativar novos parceiros porque todos terão de ter em mente o único objetivo a atingir que é o de melhorar o futebol português.
pub