Benfica conquista a sexta Supertaça

por RTP com Lusa
Luisão ergue o troféu no Estádio Municipal de Aveiro José Coelho - Lusa

O Benfica conquistou este domingo a Supertaça Cândido de Oliveira, ao vencer o Sporting de Braga por 3-0 em jogo disputado no Estádio Municipal de Aveiro.

A formação encarnada adiantou-se cedo no marcador, aos dez minutos, por intermédio do reforço argentino Franco Cervi. Aos 75 minutos, ampliou através do seu melhor marcador da temporada passada, o brasileiro Jonas. Pizzi encerrou o marcador, aos 90+2.

A equipa de Rui Vitória, sem Eliseu, Ederson, Jardel e André Almeida, contou, na defesa, com o guarda-redes Júlio César, Luisão e Lindelof a centrais, Grimaldo e Nelson Semedo nas laterais.

De assinalar, por diante, a titularidade dos reforços André Horta (ex-Vitória de Setúbal) e Cervi (ex-Rosário Central), a meio-campo, e uma combinação de tricampeões nacionais, num 4x4x2 com a dupla de avançados Jonas e Mitroglou, apoiada ainda por Fejsa e Pizzi.

Os bracarenses apresentaram, por seu turno, um onze formado por jogadores que transitaram da anterior temporada, destacando-se o campeão europeu Rafa e o francês Boly, que nos últimos dias têm sido alvo de grande especulação quanto às suas possíveis transferências.

Quem melhor capitalizou a energia dos primeiros minutos foi o reforço argentino do Benfica Franco Cervi, aos dez minutos, que entrou rapidamente pelo flanco esquerdo para, depois de tirar dois adversários do caminho, rematar sem apelo.



Aos 15 minutos, Nelson Semedo rematou de fora da área e a bola tabelou num defesa e na trave, quase traindo o guardião minhoto.

O Sporting de Braga só retaliaria aos 23 minutos, quando Pedro Santos rematou da zona frontal, contrariado por uma defesa apertada de Júlio César. Os minhotos voltariam a fazê-lo aos 38 minutos, quando Rafa falhou o remate de primeira no bico da pequena área, na sequência de um cruzamento da esquerda.

A primeira parte terminou com os bracarenses mais afoitos e o Benfica bem mais atrás, no que apenas resultou um remate potente de Marcelo Goiano, a dois minutos do intervalo, para nova intervenção de Júlio César.
Segunda metade

Na segunda parte do encontro, a primeira oportunidade de golo foi do Sporting de Braga (51 minutos). Todavia, Pedro Tiba chegaria com atraso ao cruzamento de Rafa.

Jonas respondeu cinco minutos mais tarde com um remate da zona frontal, após jogada de Cervi pela esquerda. A bola foi travada por André Pinto. O internacional brasileiro repetiu pouco depois, mas Boly estava no caminho da bola.

José Peseiro foi o primeiro a mexer, fazendo entrar Wilson Eduardo aos 64 minutos para o lugar de Pedro Tiba, o que precedeu outra chance para o Braga. Júlio César saiu bem aos pés de Rafa.

Aos 68 minutos, Mitroglou foi substituído por Raul Jiménez, enquanto Stojiljkovic foi substituído por Hassan. O ataque era a aposta.

No lance imediato, Rafa, depois de ter passado por Júlio César e com a baliza à mercê, rematou à malha lateral.

A um quarto de hora do apito final, após uma fase de ascendente minhoto, Jonas furtou-se à marcação e recebeu um passe a régua e esquadro de Pizzi para marcar o segundo golo da partida.



Mauro, Baiano e Rafa ainda tentaram mais algumas vezes. Contudo, a bola saiu sempre um pouco mais ao lado do que o pretendido ou parou nas mãos de Júlio César.

Dois minutos depois do período regulamentar, já com os bracarenses completamente inclinados para o ataque, Pizzi assinou um chapéu a Marafona e a vários defesas adversários, selando o triunfo encarnado.



Esta foi a sexta vez que o Benfica conquistou a Supertaça, ao passo que os bracarenses permanecem sem qualquer vitória.
pub