Caso União de Leiria introduz injustiça no campeonato, considera Leonardo Jardim

por RTP
Treinador do Sporting de Braga Lusa

O treinador do Sporting de Braga, Leonardo Jardim, considerou hoje "injusto" que algumas equipas tenham jogado na Liga de futebol com a União de Leiria "de uma forma" e outras com uma equipa "totalmente partida".

A União de Leiria voltou a ameaçar hoje desistir da competição, o que significaria alterações na tabela classificativa, sendo que o Sporting de Braga seria um dos principais beneficiados, mas o técnico não quis fazer comentários a esse cenário enquanto ele não se materialize.

Perante a insistência, respondeu: "se os regulamentos permitem que isso aconteça, o futebol português é que tem que refletir sobre isso. Na minha opinião, isso não deveria acontecer porque beneficia uns em relação aos outros, mas os requerimentos da Liga e da Federação foram aprovados por todos os clubes e se as pessoas podem utilizá-los, porque não?", deixou no ar a interrogação.

Quem poderá beneficiar desta questão é o avançado benfiquista Cardozo (o Benfica recebe a União de Leiria, no sábado), que lidera a lista dos melhores marcadores em igualdade com o bracarense Lima, ambos com 19 golos.

"Não quero falar sobre esse duelo em concreto, acho é injusto para as equipas terem jogado com a União de Leiria de uma forma e outras com uma equipa totalmente partida e a nem apresentar 11 jogadores, isso é que acho injusto", disse.

Na última ronda, a União de Leiria entrou em campo com apenas oito jogadores, incluindo dois juniores, e foi goleada em casa pelo Feirense por 4-0.

O Sporting de Braga atravessa o pior período no campeonato, com quatro jogos sem ganhar (três derrotas e um empate), e ainda não garantiu um lugar na Liga dos Campeões.

Para Leonardo Jardim, "não há jogos ideais" para regressar às vitórias, mas a vontade da equipa é "quebrar esse ciclo" e o técnico mostrou-se confiante.

O técnico avançou ainda com algumas explicações para o período negativo que a equipa atravessa.

"Depois de chegarmos ao primeiro lugar, os dois jogos com as equipas que estavam na disputa pelo título (Benfica e FC Porto) não correram a nosso favor, por causa de pequenos detalhes, não por causa da produção desportiva, porque foram equilibrados", explicou Leonardo Jardim.

O Sporting de Braga acusou esses resultados e o adeus ao título: "na equipa, criou-se não uma desmotivação, mas a sensação de que podíamos ter feito mais qualquer coisa e disputar até ao fim aquele lugar da frente do pódio. Não conseguimos e em termos emocionais foi um abalo para a equipa", explicou.

A mensagem a passar aos jogadores é que "acreditem no trabalho que fazem diariamente e no valor que têm, porque, quem já teve desempenhos como o Braga teve, não é um ciclo de quatro jogos sem vencer que tudo se transforma".
pub