FC Porto-Benfica: falta 1 dia

por RTP
Luisão e Sidnei deverão fazer dupla de centrais no Dragão Reuters

FC Porto e Benfica reencontram-se na quarta-feira para a Taça de Portugal em futebol, mais de seis anos depois do último embate para a competição, que valeu precisamente o 24.º e último troféu para os "encarnados".

Esta manhã foi o tempo escolhido para os portistas fazerem o ensaio final para o clássico. A equipa escolheu treinar à porta fechada no centro de estágio do Olival, Gaia.
Falcao foi colocado como a incógnita principal entre os "dragões". Cristian Rodriguez e Walter são duas boas alternativas para o ataque, embora nem um nem outro devam ser titulares. Sem Álvaro Pereira e Emídio Rafael o lado esquerdo da defesa deverá ser ocupado por Fucile.

O plantel dos benfiquistas também fechou o treino desta manhã para preparar os últimos detalhes de forma a enfrentar o jogo de amanhã. Já sem David Luiz admite-se que Sidnei surja como a alternativa ao lugar deixado vago pelo compatriota. Carlos Martins também não deverá ser opção inicial.

Já se sabe que Paulo Baptista é o árbitro do jogo que começa às 20h30 desta quarta-feira no estádio do Dragão.

O Benfica tem clara supremacia sobre o FC Porto na Taça de Portugal, somando 24 títulos contra 15, e um total de 19 vitórias sobre os "dragões", que ganharam apenas sete vezes ao grande rival de Lisboa.

A última vitória do FC Porto completou dez anos há uma semana. A 23 de janeiro de 2001, os "dragões" golearam o Benfica por 4-0, na segunda mão dos oitavos de final, depois de um empate a uma bola no primeiro jogo.

No reencontro seguinte para a Taça, o último até ao momento, o Benfica regressou à "onda" de supremacia na segunda prova nacional, vencendo a final de 2003/04 por 2-1 após prolongamento.

Dez dias antes de se sagrar pela segunda vez campeão europeu, o FC Porto, então treinado por José Mourinho, perdeu com o Benfica, na altura sob a batuta do técnico espanhol José António Camacho.

Benfica e FC Porto vão defrontar-se na quarta-feira pela sétima vez nesta fase da prova, depois de quatro qualificações das "águias" para a final e apenas duas dos "dragões" (nas épocas de 1938/39 e 1967/68, discutiram a eliminatória a duas mãos, com um apuramento para cada lado).

Nas cinco vezes que os dois clubes se cruzaram numa eliminatória a duas mãos para a Taça de Portugal, o Benfica levou a melhor em três ocasiões (1938/39, 1040/41 e 1992/93), contra duas do FC Porto (1967/68 e 2000/01).

C/Lusa

pub