FC Porto vence Anzoátegui por 4-2 na copa euro-americana

por RTP
Iturbe fez uma exibição que encheu o campo rtp.pt

O FC Porto venceu hoje o Deportivo Anzoátegui por 4-2, em jogo da Copa Euro-Americana com golos de Varela (dois), Jackson Martinez e Mangala, numa partida em que Iturbe se voltou a destacar pela capacidade ofensiva.

Na Venezuela, a equipa dirigida por Paulo Fonseca venceu o seu quarto encontro da pré-temporada, naquele que foi o seu primeiro jogo na digressão que está a fazer por Venezuela e Colômbia.

O novo técnico portista apostou num "onze" algo diferente daqueles que tem apresentado, com alterações significativas, como a presença do "reforço" Ghilas no lugar habitualmente atribuído a Jackson Martinez, além da titularidade do guardião Fabiano e de Fucile, Carlos Eduardo e Iturbe.

Aliás, pertenceram ao argentino, que na época passada esteve emprestado ao River Plate, alguns dos melhores momentos da partida, nomeadamente pela sua atividade -- e velocidade - no flanco esquerdo do ataque portista.

Iturbe e o argelino Ghilas deram os primeiros sinais de perigo, tentando alvejar a baliza dos venezuelanos, que responderam com um remate perigoso de David Moreno, por cima da baliza de Fabiano.

Com a maior posse de bola do FC Porto, acabou por ser num lance rápido do ataque do Anzoátegui, aos 39 minutos, que Edwin Aguilar conseguiu ganhar posição entre os dois centrais "azuis e brancos", chegando mais cedo do que Fabiano à bola, para inaugurar o marcador.

As alterações efetuadas ao intervalo deram resultado oito minutos após o reatamento, com dois protagonistas que saltaram do "banco": Danilo "desceu" pela direita, cruzou tenso para Jackson Martinez, que cabeceou com êxito.

Mas, num lance algo estranho, o defesa Fuenmayor remata para novo golo venezuelano, aproveitando uma bola que ficou "enrodilhada" na barreira portista, após a marcação de um livre direto.

Na resposta, Mangala empatou, após um canto desviado por Jackson Martinez, que deixou a bola à disposição do remate do central francês do FC Porto.

E o terceiro golo portista apareceu dois minutos volvidos, por intermédio de Varela, que desviou com êxito de cabeça.

Seguiram-se mais algumas substituições, para dar minutos a jogadores como Herrera e Castro, e Varela, já nos descontos, ainda marcou o quarto golo, após bom entendimento entre Jackson Martinez e Lucho González, que lançou o português em velocidade.

A Copa Euro-americana é disputada por três equipas europeias (FC Porto, Atlético de Madrid e Sevilha), que jogam contra oitos emblemas da América do Sul (os argentinos do Estudiantes, os peruanos do Sporting Cristal, os chilenos da Universidad Católica, os colombianos do Atlético e do Milionários, os venezuelanos do Anzoátegui, os equatorianos do Barcelona e os uruguaios do Nacional).

Na primeira partida da competição, os espanhóis do Sevilha venceram a Universidad Católica por 1-0, o que coloca a Europa a vencer por 2-0, contando com a vitória dos "dragões".

O FC Porto fará a sua segunda partida na quarta-feira, frente ao Milionários, da Colômbia.


Jogo no Estádio Olímpico José Antonio Anzoátegui, em Puerto la Cruz.

Deportivo Anzoátegui -- FC Porto, 2-4.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Edwin Aguilar, 39 minutos.

1-1, Jackson Martinez, 53.

2-1, Fuenmayor, 62.

2-2, Mangala, 63.

2-3, Varela, 65.

2-4, Varela, 90+4.

Equipas:

- Deportivo Anzoátegui: Edixon González, Camacho, Granados, Fuenmayor, Pernía, Calzadilla, Giraldo, Ricardo Martins, Escobar, David Moreno e Edwin Aguilar. Jogaram ainda Ronald Ramírez, Óscar Briceno, Robert Hernández, Evelio Hernández e Johnny González.

Treinador: Juvencio Betancourt.

- FC Porto: Fabiano, Fucile, Maicon, Mangala, Alex Sandro, Fernando,
Defour, Carlos Eduardo, Iturbe, Varela e Ghilas. Jogaram ainda Danilo, Herrera,
Lucho González, Castro e Jackson Martinez.

Treinador: Paulo Fonseca.

Árbitro: Maikel Gomez (Venezuela).

Ação disciplinar: Cartão amarelo a Lucho González (61), Maicon (61) e Fernando (61).
pub