Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Lei do mais forte já vigora no campeonato da I Liga

por Mário Aleixo - RTP
Fernando Alexandre e Carrillo lutam com fervor pela posse da bola Paulo Novais-Epa

As equipas mais fortes do campeonato da I Liga já estão na frente.

O Sporting ganhou em Coimbra, por 3-1, e juntou-se ao FC Porto e Arouca na frente da I Liga portuguesa futebol, com sete pontos, mais um do que o bicampeão em título Benfica e o Sporting de Braga.

Os quatro primeiros da última época já estão nos cinco primeiros lugares, com o campeonato na terceira jornada, última antes de uma paragem para jogos da seleção, numa zona de normalidade, após a liderança isolada do Arouca na última semana.

O Arouca continua a fazer um belo arranque de prova: empatou no campo do Paços de Ferreira (1-1) e só desce para terceiro por causa da melhor diferença de golos de "dragões" e "leões".

No último jogo do dia - mas não da jornada, que ainda conta com dois jogos na segunda-feira -, o Sporting viu o treinador Jorge Jesus ser expulso, num jogo repleto de decisões não consensuais do árbitro Bruno Esteves, que assinalou três grandes penalidades.

Carlos Mané, aos seis minutos, o argelino Islam Slimani, aos 24, e o italiano Alberto Aquilani, aos 83, apontaram os tentos leoninos, o último de grande penalidade. Adrien Silva falhou outra, aos 69.

Depois de duas vitórias, o Arouca cede os primeiros pontos e tem pela frente, na próxima jornada, a receção ao líder FC Porto.

Também o Sporting de Braga goleou o Boavista por 4-0. O médio montenegrino Vukcevic bisou, aos 16 e 58 minutos, o brasileiro Crislan elevou, aos 67, e, finalmente, Alan fechou a contagem, de grande penalidade, aos 84.

Sábado, o camaronês Vincent Aboubakar, aos seis minutos, e o central brasileiro Maicon, aos 62, de livre direto, faturaram no triunfo (2-0) sem sobressaltos dos portistas, perante o Estoril-Praia.

Quanto ao Benfica, teve de dar o litro para ganhar no estádio da Luz ao Moreirense, por 3-2, só garantindo a vitória aos 86 minutos, com o golo do brasileiro Jonas.

Treinadores lançam críticas aos árbitros

O treinador do FC Porto Julen Lopetegui após o triunfo frente ao Estoril lamentava a falta de tranquilidade da equipa que lhe retirou a hipótese de controlar mais a bola. O técnico ainda critiocou os erros de arbitragem e disse estar confiante que o futebol do grupo irá melhorar.

Após o triunfo do Sporting em Coimbra o treinador dos "leões" Jorge Jesus dirigiu a sua análise para a atuação da equipa de arbitragem.

Depois de um triunfo muito sofrido frente ao Moreirense o treinador do Benfica Rui Vitória ainda era capazes de detetar coisas psotivas na sua equipa e admitir que em termos coletivos o grupo está a subir de rendimento.

Para esta segunda-feira, estão marcados os jogos União da Madeira-Vitória de Guimarães e o Belenenses-Marítimo.



pub