Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Luís Filipe Vieira será reeleito líder do Benfica

por Mário Aleixo - RTP
Luís Filipe Vieira une o universo benfiquista à volta da palavra "ambição" António Pedro Santos-Lusa

Luís Filipe Vieira é reeleito esta quinta-feira para um quinto mandato à frente do clube da águia encabeçando a única lista ao ato eleitoral para o quadriénio 2016/2020.

Líder do clube da águia desde 2003, o 33º presidente do Benfica encabeça a lista única candidata ao sufrágio, com as urnas a estarem abertas entre as 10h00 às 22h00, no Pavilhão 2 do Complexo Desportivo do Estádio da Luz, assim como nas casas do Benfica de Vila Nova de Famalicão, Coimbra, Évora e Faro.

Luís Filipe Vieira volta depois do almoço e toma posse às 23h00 para o seu quinto mandato, no qual as contas do clube -- que tem um passivo consolidado de mais de 400 milhões de euros -- continuam a ser um dos grandes desafios.

Mais de uma década marcada por afirmações do presidente benfiquista, algumas polémicas.



São poucas as mudanças na estrutura que Vieira apresenta para este quadriénio, com as saídas de Rui Cunha - que entra como vogal no Conselho Fiscal - e Rui Gomes da Silva, ex-vice-presidentes, que são substituídos por João Quinta, anterior vogal do Conselho Fiscal, e Fernando Tavares, antigo vice-presidente das modalidades.

Vieira chega a estas eleições com a bagagem de quatro escrutínios sempre a vencer: três com oposição (em 2003 frente a Jaime Antunes e Guerra Madaleno, em 2009 perante Bruno Carvalho e em 2012 diante de Rui Rangel) e uma, em 2006, sem oposição. Agora são alguns dos opositores de então que o apoiam.



Um percurso de 13 anos marcado por alguns momentos que ficam para a história.



Em três, o dirigente ultrapassou a fasquia dos 90 por cento, gerando uma maioria absoluta incontornável e na última, em 2012, atingiu ainda assim os 83,02 por cento dos votos dos benfiquistas.
pub