Morreu o Artur "ruço"

por Mário Aleixo - RTP
Artur, o "ruço", não resistiu ao coma profundo em que se encontrava Lusa

O antigo futebolista Artur Correia faleceu esta segunda-feira.

O ex-defesa-direito da Académica, Benfica, Sporting e seleção nacional, faleceu no hospital Pulido Valente, em Lisboa, onde estava internado desde o passado dia 19 de julho.

O antigo futebolista tinha sido transferido do hospital de Santa Maria, após ter sofrido um AVC que o deixou em estado crítico.

Aos 66 anos, o "Ruço", como era conhecido no mundo do futebol, estava em estado de coma e acabou por não resistir às desse estado de coma prolongado, acabou por morrer naquela unidade hospitalar esta segunda-feira, 25

Recorde-se que do historial clínico do antigo jogador constava o registo de uma pleurisia - inflamação na pleura membrana que cobre os pulmões, quando ainda era jogador do Benfica.

Aos 30 anos sofreu um AVC (acidente vascular cerebral) que lhe travou permaturamente a carreira. Na altura jogava no New England Tea Men, da liga norte-americana.

O antigo jogador, lateral-direito, foi 34 vezes internacional e marcou um golo pela seleção, pela qual se estreou a 14 de outubro de 1979, num jogo de apuramento para o Europeu, frente à Dinamarca.

António Fidalgo jogou com Artur Correia no Benfica e Sporting, em declarações à Antena 1, resta-lhe recordar mais um amigo que parte.



Recordado com saudade pelos "eternos rivais"

Artur Correia, que se manteve ligado ao futebol viria a sofrer de vários problemas de saúde, que levariam mesmo a que em 2015 tivesse que amputar a perna esquerda, devido a graves problemas de circulação sanguínea.

Conhecido como o "ruço", devido ao seu cabelo loiro, foi um dos melhores laterais direitos da história do futebol português, o que levou o treinador Stefan Kovacs, do Ajax, a considerar à época que Artur Correia era "o melhor defesa direito da Europa".

Foi no Benfica, clube do qual se confessava adepto, que teve maior notoriedade, com cinco títulos e uma Taça de Portugal entre 1971 e 1977, apesar de ter representado também Académica e Sporting.

Na manhã desta segunda-feira os encarnados lembraram na sua página oficial o percurso do jogador, associando-se no momento que dizem ser de "profundo pesar" e "endereçando condolências a familiares e amigos".

Também o Sporting, emblema pelo qual o antigo defesa foi campeão em 1980 e venceu uma Taça de Portugal, se associou à nota de pesar, considerando-o "uma das maiores figuras do futebol nacional na década de 70".

"O Sporting Clube de Portugal lamenta a morte do antigo jogador e internacional Artur Correia, uma das maiores figuras do futebol nacional na década de 70, expressando junto de família e amigos as mais sentidas condolências pelo desaparecimento de um símbolo", refere a nota do clube.

Os "leões" lembram ainda que um ano depois de abandonar os relvados e após um jogo em sua homenagem, disputado em Alvalade entre Sporting e Benfica, recebeu a Ordem do Infante do Presidente da República à época, Ramalho Eanes.




pub