Ouro entregue a "Dragões" que se distinguiram pela excelência

por Mário Aleixo - RTP
Adelino Caldeira recebeu o prémio de dirigente do ano fcporto.pt

Os 16 Dragões de Ouro de 2014/15 foram entregues no Dragão Caixa.

Uma vez mais a família portista homenageou com os Dragões de Ouro as 16 personalidades individuais e coletivas que mais contribuíram para o progresso do clube em 2014/15.

Os Dragões de Ouro chegaram aos 30 anos com mais uma gala em que se distinguiram atletas, técnicos, dirigentes, sócios e demais portistas que se notabilizaram, na última época.

Eis a lista dos galardoados com os Dragões de Ouro relativos à época 2014/2015:

Atleta do Ano: Jackson Martínez

Futebolista do Ano: Héctor Herrera
Jovem Atleta do Ano: Francisco Ramos
Treinador do Ano: Moncho López (Basquetebol)
Atleta de Alta Competição do Ano: Gilberto Duarte (Andebol)
Atleta Amador do Ano: Diana Durães (Natação)
Atleta Revelação do Ano: Miguel Martins (Andebol)
Dirigente do Ano: Adelino Caldeira

Funcionário do Ano: Jaime Teixeira

Sócio/Adepto do Ano: D. António Francisco dos Santos (Bispo do Porto)

Projecto do Ano: Academia de Bilhar do FC Porto

Parceiro: Coce-Cola

Casa do FC Porto Nacional: Vila Nova de Famalicão

Casa do FC Porto Internacional: Luanda (Angola)

Carreira: Manuel Ferreira Pinto (Natação)

Recordação: Domingos Pereira

A noite de festa do FC Porto foi acompanhada pela repórter da Antena 1, Cláudia Martins.



A lista dos galardoados e entre as estatuetas entregues pelo presidente Jorge Nuno Pinto da Costa destaque para: Adelino Caldeira, dirigente do ano, e a D. António Francisco dos Santos, Bispo do Porto, que recebeu o Dragão de Honra. Momentos de sentimento extensivos ao momento em que foi evocado o nome de Domingos Pereira (recordação do ano).

A paixão foi reconhecida nos prémios entregues a Héctor Herrera, Francisco Ramos, Gilberto Duarte, Miguel Martins e Diana Durães.

Jackson Martínez, agora ao serviço do Atlético de Madrid, não pôde estar presente mas fez questão de deixar uma mensagem vídeo gravada: "Queria agradecer por ser Dragão de Ouro. Estou contente por o receber e pelos três anos maravilhosos que partilhámos juntos. Recordo-me sempre do FC Porto porque me senti sempre em casa, sempre me vou lembrar do clube com saudade. Gostava de ter estado aí para poder partilhar este momento".

O bom humor esteve a cargo de Joana Marques que à boa disposição envolveu a actualidade do futebol nacional. A viver em Lisboa a radialista e apresentadora referiu, por exemplo, que Maxi Pereira já descobriu na Invicta "boas francesinhas e cartões amarelos", coisas que "só há aqui"; e no Porto também se usam mais termos como "vencedores da Liga Europa", enquanto na capital se prefere "finalista vencido".

O humorista João Pinto Costa também divertiu a plateia ao falar na rua com portistas anónimos, pedindo-lhes para cantar trechos do Hino do FC Porto ou escolher os melhores treinadores e jogadores da história do clube.

A gala durou quase duas horas e contou com a actuação de uma orquestra, um grupo de bailarinos e os convidados musicais: The Black Mamba & Diana Martinez, Nelson Freitas, Best Youth, Jimmy P e David Fonseca.

O lema da temporada 2015/16, "Sem igual", foi um dos motes do espectáculo apresentado por Júlio Magalhães.


pub