Paulo Alves no Olhanense para manter fuga aos últimos lugares

por Lusa
novo desafio agora no Algarve rtp

Paulo Alves foi hoje apresentado oficialmente como novo treinador do Olhanense, indicando como objetivo manter o clube algarvio "o mais afastado possível" dos últimos lugares da I Liga portuguesa de futebol.

"O que me foi pedido passa por manter o Olhanense o mais afastado possível dos lugares complicados da tabela. Sou um treinador com os pés bem assentes no chão. Não vamos pensar em outras coisas sem antes atingir o fundamental, aquilo que é o mais importante. O resto veremos depois, até porque a ambição
dos jogadores que treino não pode ter limites", disse o técnico.

Paulo Alves, de 43 anos, substitui Abel Xavier no comando técnico dos algarvios após oito jornadas no campeonato, com o clube posicionado no 11. lugar, com oito pontos.

O novo treinador, que estava parado desde que saiu do Gil Vicente no final da última época, foi apresentado no museu do clube, onde pôde observar "a grandeza e tradição" do emblema de Olhão.

"Tudo farei para o Olhanense alcançar o sucesso que pretende. Sou alguém muito ambicioso e rigoroso e não será por falta de trabalho que o Olhanense não terá sucesso. É um desafio difícil, como todos o são, mas não me assusta", confessou Paulo Alves.

O treinador tem acompanhado a Liga e já viu alguns jogos do seu novo clube mas, "eticamente", recusou comentar o que estava mal com Abel Xavier, por "respeitar" o trabalho do ex-colega de seleção enquanto jogadores.

"Tenho a noção e a consciência de que este é um plantel com jogadores de qualidade. Pela sua juventude, e eventual falta de experiência a este nível, vai ser necessário muito trabalho. Quero uma equipa competitiva, com um futebol de qualidade, sempre que possível, com determinação, empenho, capacidade de luta e sofrimento", sustentou.

Paulo Alves lembrou o percurso no estrangeiro, enquanto jogador, para se manifestar tranquilo com a diversidade de um grupo que conta com mais de uma dezena de nacionalidades.

"O futebol tem uma linguagem universal. Há situações que, por vezes, até num simples trocar de olhos o jogador e o treinador se percebem. Falo bem inglês e francês e estou certo que alguns deles já 'arranham' o português. Gosto de ter uma comunicação simples, fácil e objetiva com jogadores. São jogadores jovens, à procura do seu sucesso, e farei os possíveis para ajudar", afirmou.

O novo técnico do Olhanense prometeu "ambição máxima" nas taças "para chegar o mais longe possível" e, apesar do "tempo limitadíssimo" de preparação, uma equipa à altura do desafio de quarta-feira com o Sporting da Covilhã, da segunda mão da segunda fase da Taça da Liga, depois da derrota (0-1) no primeiro jogo.

"Vou falar com jogadores e vamos encontrar, dentro das coisas boas que têm sido feitas, a melhor solução para quarta-feira  apresentar uma equipa competitiva que permita dar a volta à eliminatória", concluiu.

Paulo Alves será coadjuvado por Fernando Batista (adjunto e treinador de guarda-redes) e Ricardo Vaz (preparador físico).

A conferência de imprensa contou também com a presença de Isidoro Sousa, presidente do clube e da SAD, e do italiano Igor Campedelli, administrador da SAD.

"Sentíamos que era necessário mudar algo. Não foi uma decisão fácil, mas foi pensada e já estava tomada há algum tempo, não passava pelos últimos resultados. Paulo Alves foi uma escolha consensual, pela sua experiência no futebol português", disse Isidoro Sousa.

pub