Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

Pedro Proença ajudará a mudar o futebol português

por Mário Aleixo - RTP
Bertino Miranda é o árbitro à esquerda de Pedro Proença na final do Euro2012 EPA

Bertino Miranda destaca a importância do novo presidente da Liga de Clubes.

O melhor árbitro assistente português na última temporada esteve com Proença em todos os grandes palcos do futebol mundial e, ao jornalista da Antena 1 João Gomes Dias, revelou a importância da eleição do ex-árbitro para a presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

Bertino Miranda acompanhou Pedro Proença em jogos da Liga dos Campeões, na final do Campeonato da Europa de 2012 e no Mundial do Brasil.

Quem melhor para falar de Pedro Proença que este árbitro assistente, de 43 anos, ao adiantar: “Nos últimos anos houve uma evolução grande ao nível da qualidade e das capacidades dos agentes do futebol e o Pedro é um exemplo”.

O árbitro assistente realçou as qualidades de Pedro Proença ao destacar: “Sempre mostrou ser uma pessoa dedicada, profissional e nesta nova função irá confirmá-lo”.

Para Bertino Miranda o assumir da presidência da Liga de Clubes por parte de Pedro Proença constitui uma mudança no futebol português: “Nunca ninguém da arbitragem atingiu um cargo com esta relevância”.



Pedro Proença toma posse

Pedro Proença toma esta quinta-feira posse como presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), depois de ter derrota Luís Duque nas eleições, realizadas na terça-feira.

O antigo árbitro internacional, que dirigiu as finais da Liga dos Campeões e do Europeu em 2012, recebeu 32 votos, contra 23 de Luís Duque, recebendo o apoio de 12 dos 18 clubes da I Liga, que tinham direito a dois votos, e oito dos emblemas da II Liga.

Proença sucede no cargo exatamente a Luís Duque, que, a 27 de outubro de 2014, tinha sido eleito, após uma conturbada liderança de Mário Figueiredo.

A cerimónia está marcada para as 19h00, na sede da Liga de clubes.
pub