Simões e José Augusto explicam sexto "tri" da história

por Mário Aleixo - RTP
Históricos do Benfica explicaram a vitória do Benfica no campeonato António Cotrim-Epa

O Benfica conquistou o 35º título de campeão nacional e o sexto "tri" em 82 edições da competição.

Para além deste "tri" conquistado entre 2013 e 16, as "águias" já tinham ganho entre 1935/38, 1962/65, 1966/70, 1970/73 e 1974/77.

Além da vitória no campeonato o Benfica passa a ser o campeão com mais pontos somado: 88. O anterior recorde pertencia ao FC porto na temporada de 2002/03 com 86 pontos. Na época passada o Benfica com Jorge Jesus no comando totalizou 85 pontos.

Pietra que integra a atual equipa técnica dos encarnados também esteve no anterior "tri" do Benfica em 1974/77, então como jogador.

Na galeria de treinadores aquele que conquistou mais campeonatos ao serviço do benfica foi Otto Glória com quatro.

Entre os futebolistas o que mais campeonatos venceu foi Eusébio com 11. Seguem-se com 10 Coluna, Nené e Simões.

António Simões consumado o triunfo e a conquista do campeonato enumerou as razões do sucesso: "O grupo respondeu bem aos vários momentos da época provocando uma atitude solidária coletiva. O título tem alicerces na qualidade, persistência, perseverança, inteligência er humildade".



O primeiro momento marcante da época foi a 25 de outubro, à 8ª jornada, quando o Benfica perdeu frente ao Sporting, por 3-0, no estádio da Luz.

Depois a 30 de novembro, na 11ª jornada, quando perante a surpresa geral os encarnados foram ganhar a Braga, por 2-0, com uma nova estrela a titular, Renato Sanches.

Já na segunda volta o Benfica, na 22ª jornada a 12 de fevereiro, voltava a baquear no estádio da Luz ao perder com o FC Porto, por 2-1.

A equipa ressurgiu a 5 de março na 25ª jornada quando foi a Alvalade ganhar ao Sporting, por 1-0.

Daí para a frente a formação da Luz arrancou de forma categórica para a conquista do tricampeonato.

José Augusto vencedor de oito campeonatos de águia ao peito encontrou uma questão fulcral para justificar o caminho para a conquista do título: "Sem tirar mérito ao percurso do Sporting, em determinada altura abriu a boca (Jorge Jesus) e fez com que os jogadores se unissem à volta do treinador (Rui Vitória) e dissessem que ele tem competência suficiente para que possamos defendê-lo de assuntos que nada têm a ver com a sua pessoa e isso foi o melhor que podia ter acontecido à equipa do Benfica".



O Benfica acabou o campeonato com 29 vitórias (15 em casa e 14 fora), o melhor ataque com 88 golos marcados e a segunda melhor defesa 22 tentos sofridos, a melhor foi a do Sporting com 21 golos consentidos.

pub