Toni antevê um clássico quase decisivo para o FC Porto

por Mário Aleixo - RTP
Mitroglou e Jonas personificam a força da finalização atacante do Benfica José Sena Goulão-Epa

O antigo futebolista e treinador do Benfica antevê o clássico de sexta-feira.

O ex-capitão da equipa da Luz fez o lançamento do jogo marcado para as 20h30, da próxima sexta-feira, no Estádio da Luz, em declarações ao jornalista da Antena 1 Pedro Luiz Cid.

A quatro dias  do desafio o carismático benfiquista começou por comparar o clássico a um dérbi no que respeita às suas características onde "irá imperar a emoção e a incerteza no resultado, embora em termos teóricos o fator casa possa dar uma ligeira vantagem na abordagem ao jogo".



Ao analisar as duas equipas Toni olha para "um Benfica em crescendo, no melhor momento da época, confiante, com uma boa assimilação de processos do treinador e um futebol fluente que se traduz em golos".

Quanto ao FC Porto vive um período de transição em que "saiu de uma chicotada psicológica e onde não há tempo para pedir tempo. As ideias de José Peseiro não são assimiladas de um dia para o outro".

Ao juntar a análise às equipas o ex-jogador e atual treinador considerou que "será um clássico que não é decisivo mas uma derrota do FC Porto coloca a equipa numa posição muito delicada à entrada do último terço do campeonato".

Questionado sobre se está surpreendido com a carreira do Benfica respondeu: "Qualquer treinador que entrasse no clube ia ser confrontado com seis anos de rotinas. Os confrontos com  o Sporting dos quais Rui Vitória saiu a perder marcou-lhe o início da carreira no clube. Esse facto lançou a desconfiança nos adeptos que hoje invertem  essa ideia inicial".

Ao debruçar-se sobre o desempenho da equipa considerou que lhe faz lembrar a primeira temporada de Jorge Jesus, onde algumas individualidades sobressaem de um coletivo forte, embora ainda apresente algumas debilidades em determinados momentos do jogo".

A propósito do aparecimento de uma nova estrela - Renato Sanches - o antigo médio considerou: "Com 18 anos e a forma como se expressa deixa antever um futuro brilhante se continuar a ser humilde. Dá uma dimensão diferente ao jogo da equipa".

A finalizar Toni referiu que o ponto de viragem no desempenho da equipa deu-se a partir do jogo de Braga e quando a equipa estava à beira do precipício.

Jonas pela sua qualidade técnica e posicionamento em jogo e Mitroglou como complemento perfeito do jogo do brasileiro são os destaque que o antigo capitão faz na atual equipa da Luz.




pub