Treinador do Tondela assegura que equipa "nunca vai atirar a toalha ao chão"

por Lusa
Kai Pfaffenbach - Reuters

O treinador do Tondela, Petit, garantiu hoje que a sua equipa "nunca vai atirar a toalha ao chão", recordando que ainda "há muito campeonato pela frente", com 13 'finais' até à conclusão da I Liga de futebol.

"A equipa ainda não atirou [a toalha ao chão], nem nunca vai atirar enquanto eu estiver aqui. Temos de ter dignidade no que fazemos, respeitar o clube, respeitarmo-nos a nós próprios e, acima de tudo, saber que ainda há muito campeonato pela frente: temos 13 jogos e cada jogo tem de ser uma final", alegou.
 
Na conferência de antecipação da partida de domingo, no terreno do Estoril-Praia, da 22.ª jornada, Petit sublinhou que é importante que os jogadores estejam concentrados e que revelem caráter e atitude.
 
"O mais importante é sermos iguais ao que fizemos no último jogo aqui em casa [1-1 com o Vitória de Guimarães], com grande caráter, atitude e concentração. Se conseguirmos meter essas três palavras, conseguimos fazer um resultado muito positivo", acrescentou.
 
O técnico apontou ainda que esperam fazer dois ou três resultados positivos seguidos, de forma a poderem vir a fugir ao 18.º último lugar da tabela classificativa (10 pontos).
 
"Andamos à procura de ter dois ou três resultados positivos em três jogos, porque acreditamos que, fazendo dois ou três jogos com pontos, podemos dar o salto. A equipa não o tem feito, por infelicidade ou por erros próprios, mas nós acreditamos que o podemos dar, ainda há tempo para isso e trabalhamos para isso", evidenciou.
 
Sobre o Estoril-Praia, décimo classificado, Petit referiu que é uma equipa muito forte em casa, com jogadores muito experientes.
 
"Vamos encontrar do outro lado uma equipa difícil, que fez em casa 15 dos 23 pontos que tem. Só perdeu com o Benfica, Porto e Guimarães. Mas acreditamos que, se formos fiéis a nós próprios, podemos ir buscar os três pontos, mesmo sabendo que do outro lado está uma equipa que luta sempre por lugares europeus", sustentou.
 
No seu entender, os seus jogadores têm de interiorizar que na I Liga não há jogos fáceis e que a pressão deve ser encarada como um ingrediente do futebol.
 
"É o que digo aos jogadores, temos de entrar ao longo dos 90 minutos concentrados, não há jogos fáceis, tanto em casa como fora. E a pressão tem de existir, faz parte do futebol, não só para os que estão lá em cima, como para os que lutam pela Liga Europa, e os que estão cá em baixo, a lutar pela manutenção também têm de ter essa pressão", concluiu.
 
O Tondela e o Estoril-Praia defrontam-se no domingo, no estádio António Coimbra da Mota, com arbitragem de Jorge Ferreira, da Associação de Futebol de Braga.
Tópicos
pub