Benfica aponta à vitória na estreia da `final-8 , Sporting quer evitar surpresas

por Carlos J Barros - RTP
Panorâmica do pavilhão onde se vai realizar a final-8 fpf

O treinador do Benfica disse esta quarta-feira que o primeiro objetivo do detentor do título é vencer na estreia na 'final-8' da Taça de Portugal de futsal, enquanto o técnico do Sporting quer evitar surpresas.

"Os nossos objetivos são a curtíssimo prazo: é o jogo de amanhã [quinta-feira] com o Modicus, um adversário extremamente capaz, competitivo, muito bem preparado, organizado e orientado (...). O nosso objetivo é no jogo de amanhã, aparecermos bem preparados, extremamente competitivos, no sentido de respeitar aquilo que somos, o que fazemos diariamente, para depois conseguirmos impor as nossas ideias e a preparação para o jogo para que depois a consequência seja aquela que mais desejamos", disse Joel Rocha.


Em declarações ao site da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Joel Rocha considerou que "é sempre extremamente difícil para qualquer equipa alcançar a final da Taça de Portugal, uma prova extremamente respeitada e acarinhada por todo o país".

O Benfica inicia, frente ao Modicus, a defesa do troféu conquistado a época passada, com o treinador da equipa de Vila Nova de Gaia disse que com os 'encarnados' "não chega dar o máximo, é preciso mais qualquer coisa e a equipa está preparada para isso".

"Um jogo com muita ambição da nossa parte e queremos deixar uma boa imagem e tentar fazer tudo para vencer o jogo. O Modicus já tem alguma tradição em finais da Taça de Portugal. Está na 'final-8' da Taça de Portugal, o que à semelhança da Taça da Liga é uma grande honra, sobretudo para os jogadores desfrutarem da Taça de Portugal e tentarem ter uma prestação e darem uma boa imagem", afirmou Emídio Rodrigues.

Já o Sporting inicia a campanha na Póvoa de Varzim frente ao Unidos Pinheirense, da II divisão, e o treinador dos 'leões', Nuno Dias, diz que "as expetativas são boas", alertando para os "muitos jogadores rotinados na I divisão" no conjunto adversário.


"O jogo pode ser perigoso, assim como grande parte dos jogos da Taça, onde há surpresas. Esperamos não ser uma surpresa. Normalmente há surpresas e por isso é que toda a gente gosta da festa da Taça", disse.

O treinador do Unidos Pinheirense, Miguel Henriques, diz que vai "apanhar uma grande equipa, o vencedor da fase regular, que está a passar um grande momento e a bater recordes".

"Mas temos os nossos argumentos e vamos tentar bater o pé, fazer o nosso melhor e dignificar a camisola do Pinheirense. O Sporting vai fazer o seu jogo, vai entrar forte e nós vamos tentar bater o favoritismo do Sporting. Vai ser de certeza absoluta um grande jogo", afirmou.

Os Leões de Porto Salvo encontram uma das três equipas do segundo escalão ainda em prova, o Futsal Azeméis, com o técnico Rodrigo Pais de Almeida a avisar que "quem está menos familiarizado pode atribuir alguma dose de favoritismo" à sua equipa, mas alerta para "a qualidade dos seus jogadores e a experiência do seu treinador".

Ricardo Tavares, treinador do Futsal Azeméis, admitiu que "as expectativas são enormes" antes da estreia numa fase tão adiantada da prova e que estão "a viver um sonho" do qual não querem acordar.

O outro representante da II divisão é o Viseu2001, que vai defrontar o SL Olivais, com André Sapata a dar favoritismo ao conjunto lisboeta, embora garante que a sua equipa não foi apenas passear.


"Reconhecemos o favoritismo do SL Olivais, mas procuramos trazer os princípios que apresentamos na 2.ª [divisão] para um jogo da Taça de Portugal. Sabendo da superioridade deles, temos as nossas armas e queremos discutir a eliminatória", assegurou.

pub