Portugal bate Itália no Europeu de sub-20 de hóquei

por Lusa
DR

Portugal isolou-se no comando grupo A do Europeu de hóquei em patins de sub-20, após derrotar esta terça-feira por 6-3 a Itália, e vai decidir com Andorra na quarta-feira quem vence o grupo.

No outro jogo do dia em Pully, na Suíça, Andorra impôs-se por 5-3 a Inglaterra, pelo que os porugueses comandam o grupo com seis pontos, seguidos por Andorra com quatro, Itália com um e Inglaterra ainda sem ter pontuado.

Os resultados desta fase não são eliminatórios, apenas definindo um ordenamento para os quartos de final, com jogos cruzados com os integrantes do grupo B. Se Portugal vencer o grupo, como tudo aponta, jogará contra o quarto do outro grupo, e se for segundo defrontará o terceiro.

No grupo B, após os jogos de hoje - 7-2 no Espanha-Alemanha e 11-1 no França-Suíça - a França lidera com quatro pontos, a Espanha também tem quatro (mas pior diferença de golos), a Alemanha tem três e a Suíça nenhum.

Contra Portugal, a Itália não foi a 'presa fácil' que o resultado parece indicar, já que chegou ao intervalo com 1-1 e chegou mesmo a estar no comando por 2-1.

O jogo duro, muitas vezes faltoso, dos transalpinos acabou por ser decisivo, com Portugal a tirar bem partida das 15 faltas a favor e de várias ocasiões de 'powerplay', quando um adversário estava fora do terreno por ver um cartão azul.

A passe de Gonçalo Nunes, Gonçalo Pinto inaugurou o marcador aos sete minutos, com remate frontal na direita, isto quando Portugal já tinha desperdiçado duas penalidades.

Davide Gavioli empatou aos 13 e 25 Nicolas Barbieri colocou a Itália à frente no marcador, contra a corrente do jogo.

Durou pouco a vantagem transalpina: com uma rotação por trás da baliza, Gonçalo Conceição empatou, no mesmo minuto.

Depois, uma incursão de Gonçalo Conceição redundou em remate para golo, ao primeiro poste (28) e Gonçalo Pinto concretizou um livre (30), colocando a bola por entre as pernas do guarda-redes adversário.

Tomás Moreira, de grande penalidade, 'fuzilou' para o 5-2 (36) e Pedro Baptista fechou a contagem de Portugal a um minuto do final. Ainda houve tempo de jogo suficiente para Francesco Compagno atenuar a diferença, fixando o 6-3 final.

Portugal, que é tetracampeão europeu do escalão, defronta Andorra na quarta-feira, a partir das 19h30, jogando os quartos de final na quinta-feira, com adversário e hora a definir consoante os resultados dos próximos jogos.
pub