Depois de instalar, feche o seu browser e volte a abrir.
Manoel de Oliveira hospitalizado, prognóstico "estável"
O realizador de cinema Manoel de Oliveira está internado no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia-Espinho, devido a "um problema pulmonar". De acordo com Jorge Santos, diretor clínico do estabelecimento de saúde, a condição clínica do decano dos realizadores de cinema é, por enquanto, "estável, satisfatório", embora o prognóstico a médio prazo seja "reservado", devido a fatores de risco como a idade avançada e problemas cardíacos "graves".
O realizador, soube-se esta tarde, já tinha estado internado no mesmo hospital esta semana, na sequência de uma "arritmia cardíaca grave", tendo sido tratado com eletro-choques que o deixaram "melhor".
Manoel de Oliveira é o mais velho realizador do Mundo e um dos mais ativos. Nasceu no dia 11 de Dezembro em 1908, no seio de uma família da burguesia industrial do Porto, ainda no tempo do cinema mudo.
O primeiro contacto com o cinema foi como ator, quando aos 19 anos fez figuração no filme "Fátima Milagrosa", de Rino Lupo, e com algumas experiências com cinema de animação.
"Douro, Faina Fluvial", uma curta-metragem documental sobre a vida nas margens do rio Douro, foi o primeiro filme que Manoel de Oliveira rodou, então com 23 anos, com uma câmara oferecida pelo pai.
Hoje, o filme é largamente elogiado, mas na altura foi mal recebido pelo público, tal como "Aniki-Bobó", o seu primeiro filme de ficção, estreado em 1942.
Foi com "O Acto da Primavera" que Oliveira recebeu o Grande Prémio do Festival de Cinema de Siena, em Itália, em 1964. Um ano depois, a Cinemateca Francesa rendeu-lhe uma homenagem com uma retrospetiva.
Em 1985, com 77 anos, recebeu o "Leão de Ouro" do Festival de Veneza, em Itália, e em 1989 foi condecorado pelo então Presidente da República, Mário Soares, com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique.
Em 2008 festejou cem anos de vida rodeado de técnicos e atores, enquanto filmava em Lisboa "Singularidades de uma rapariga loura", e recebeu a Palma de Ouro de Carreira em Cannes, um prémio que se junta ao Leão de Ouro de carreira que Veneza lhe entregou em 2004.
No final de maio, Manoel de Oliveira iniciou filmagens em Guimarães para uma nova curta-metragem, com o titulo provisório de "Metrópole Conquistadora, Conquistada".
(com Lusa)
- Artigo de Texto Manoel de Oliveira hospitalizado devido a problema pulmonar
- Artigo de ÁudioManuel de Oliveira esteve internado há três dias
- Artigo de VídeoMédicos afirmam que Manoel de Oliveira está bem disposto
- Artigo de VídeoManoel de Oliveira é o cineasta mais velho do mundo
- .Corrigir
- .Leia-me
- .Imprimir
- .Enviar
- .Partilhar
- .Aumentar
- .Diminuir