Célio Dias conquista bronze no Gran Prix de Budapeste

por Lusa
Célio Dias junta-se a Telma e vence também uma medalha Reuters

O judoca português Célio Dias conquistou este domingo a medalha de bronze em -90 kg no Gran Prix de Budapeste, um dia depois de Telma Monteiro ter conquistado o mesmo troféu em -57kg.

Célio Dias teve como primeiro adversário o romeno Cristian Bodirlau, que venceu, seguindo-se novo triunfo, com o russo Kirill Denisov.

O judoca luso saiu também vencedor do combate com o israelita Li Kocham, mas nas meias-finais perdeu com o esloveno Mihael Zgank, terminando na terceira posição.

No sábado, Telma Monteiro conquistou também a medalha de bronze, entrando na competição com a vitória sobre a atleta da casa Ibolya Siroka por ‘yuko’, seguindo-se novo triunfo sobre a sueca Ebba Glaas (bronze no European Cup Tampere em 2015) por ‘ippon’, em escassos 40 segundos de combate.

Na semifinal, Telma Monteiro teve pela frente a japonesa Nae Udaka, atual 23.ª no ‘ranking’ mundial, que se revelou mais forte que a judoca portuguesa, repetindo o resultado de 2014, quando se sagrou campeã do mundo, derrotando a atleta lusa.

No combate decisivo, Telma venceu a alemã Sappoho Coban por ‘ippon’.

Também no sábado, André Soares (-66kg) venceu o seu combate inicial contra Pascal Laurent (Maurícia), mas na ronda seguinte não conseguiu superar o polaco Maciej Zacheja, terminando a prova em nono lugar.

Mariana Esteves (-52kg), que em maio conquistou a medalha de prata na competição Junior European Judo Cup La Corunha, cedeu frente à judoca francesa Astride Gneto (bronze no African Open Casablanca).
pub