Benfica chegou aos "oitavos" com aposta ganha nos jovens

por Mário Aleixo - RTP
Gonçalo Guedes é uma das apostas nos jovens formados no Benfica Igor Kovalenko-Epa

O Benfica é uma das nove equipas já apuradas na Liga dos Campeões.

O Benfica qualificou-se para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao beneficiar do triunfo do Atlético de Madrid em casa sobre o Galatasaray, por 2-0, em jogo da quinta jornada do Grupo C.

Depois de ter empatado horas antes em casa do Astana (2-2), o campeão português viu os "colchoneros" vencerem o conjunto turco com dois golos do francês Antoine Griezmann, aos 13 e 65 minutos.



Os encarnados e o Atlético de Madrid, que se defrontam na derradeira ronda em Lisboa, seguem no comando do grupo com 10 pontos, mais seis do que o Galatasaray e sete do que o Astana.

A uma jornada do final da fase de grupos da Champions há nove equipas apuradas: Atlético de Madrid, Barcelona, Bayern, Benfica, Juventus, Manchester City, Paris Saint Germain, Real Madrid e Zenit.

A última jornada realiza-se a 8 e 9 de dezembro. Benfica e Atlético de Madrid defrontam-se em Lisboa e à equipa da Luz basta um empate para ser primeiro no grupo C.

A estreia de Renato Sanches e a aposta ganha


Com o empate no Cazaquistão frente ao Astana, o Benfica soma a quantia de 22,5 milhões de euros resultante de três vitórias (1,5 milhões de euros cada), um empate (0,5 milhões) e 12 milhões de euros por ter entrado na fase de grupos da Champions.

Este encaixe financeiro surge numa época em que o Benfica decidiu fazer uma aposta forte nos jovens formados no clube. No jogo desta quarta-feira fizeram parte da equipa titular Gonçalo Guedes e Renato Sanches que se estreou na Champions com 18 anos, tal como já tinha acontecido com o seu companheiro de equipa.

No final da partida o treinador Rui Vitória estava satisfeito com o resultado que está a produzir a aposta feita pelo clube.



Recorde-se que o futebolista mais jovem a estrear-se nas provas da UEFA pelo Benfica continua a ser Fernando Chalana que nasceu a 10/02/1959 e se estreou a 15/09/1976 com 17 anos.

A seguir na lista dos jovens que se estrearam nas provas europeias de "águia" ao peito seguem-se Maniche, Manuel Fernandes, Edgar, Simões, Freddy Adu e Renato Sanches na sétime posição. A lista até ao 16º lugar contempla ainda os nomes de Hugo Leal, Humberto Coelho, Urreta, Diamantino Costa, Romeu Ribeiro, Roderick, Gonçalo Guedes, Felipe Bastos e Pereirinha, todos com 18 anos.



pub