Benfica contra o frio e a crise quer garantir o apuramento

por Mário Aleixo - RTP
A equipa do Benfica promete em conjunto lutar pela vitória em Astana Igor Kovalenko-Epa

Benfica procura garantir já o apuramento na Liga dos Campeões.

O Benfica entra esta quarta-feira em campo frente ao Astana na Liga dos Campeões em futebol, com a possibilidade de garantir desde já o apuramento para os oitavos de final da competição, quatro dias depois de perder com o Sporting.

A Champions tem sido a exceção, pela positiva, na época do bicampeão português, depois de perder a Supertaça (com o Sporting, 1-0), estar a realizar um campeonato sofrível e ter sido eliminado na Taça de Portugal, novamente pelos "leões" (2-1 após prolongamento).

Em contraponto surge a Liga dos Campeões, na qual o Benfica lidera o grupo C e pode qualificar-se já para a fase seguinte, se vencer o Astana ou até mesmo perder, e ao mesmo tempo o Galatasaray não conseguir vencer também esta quarta-feira na sua visita ao Atlético Madrid.

O treinador do Benfica, Rui Vitória não poderá contar com os titulares Gaitán, castigado, e Luisão que no passado sábado sofreu uma fratura no antebraço, além de Nelson Semedo, Salvio ou Fejsa, todos lesionados.

Jardel, Gonçalo Guedes e André Almeida estão em risco de falhar o jogo com o Atlético de Madrid, a 8 de dezembro, se no jogo desta noite virem o cartão amarelo.

Com a cobertura do estádio tapada e uma temperatura a rondar os 15 graus é num relvado sintético com enchimento de cortiça que o Benfica jogará esta noite com o Astana.

Na conferência de imprensa de antevisão do desafio o treinador Rui Vitória desvalorizou o facto do encontro se realizar num relvado sintético e exigiu uma equipa motivada.



O médio Pizzi garantiu que a equipa quer frente ao Astana fazer esquecer o desaire de Alvalade para a Taça de Portugal.



O jogo Astana-Benfica tem início marcado para as 15h00 em Lisboa, com relato na Antena 1 e arbitragem do francês Ruddy Buquet.

A ameaça terrorista que tem pairado sobre a Europa levou os responsáveis da UEFA a reforçar as medidas de segurança para a partida. À volta do estádio estarão centenas de polícias e militares destacados para um desafio que terá lotação esgotada, perto de 30 mil espetadores.

No apoio à equipa encarnada estão 60 adeptos fiéis que na terça-feira acompanharam o treino da equipa. A acompanhar ao pormenor a equipa nesta deslocação ao Cazaquistão está também o repórter da RTP João Miguel Nunes.



Na terça-feira, o FC Porto complicou as contas do apuramento para a fase seguinte, ao perder em casa com o Dínamo de Kiev, por 2-0.

pub