FC Porto perde com Dínamo Kiev e compromete na Youth League

por LUSA
DR

A equipa de sub-19 do FC Porto perdeu esta terça-feira em casa com os ucranianos do Dínamo Kiev, por 1-0, e comprometeu o apuramento para a próxima fase da Youth League de futebol, que será decidido na derradeira jornada.

O Dínamo Kiev, que alcançou o segundo lugar do grupo G - que já tem como virtual vencedor os ingleses do Chelsea, trocando de posição com os ‘dragões’, embora com os mesmos sete pontos - venceu com um golo de Schcebetun, aos 69 minutos.

A questão do segundo lugar do grupo, que qualifica para um ‘play-off’ de acesso aos oitavos de final da prova, ficou assim adiada para a derradeira jornada, na qual o FC Porto defronta o Chelsea, em Londres, e o Dínamo Kiev recebe os israelitas do Macabbi Telavive.

A formação portista surgiu no Olival com a intenção de resolver o encontro cedo, embora nem sempre apresentando as melhores soluções, e procurou o golo por Bruno Costa, aos 20, num lance negado pelo guarda-redes Soldatenko, e aos 27 minutos, com um remate que saiu ao lado.

O Dínamo Kiev chegou ao final da primeira parte ‘instalado’ no meio campo portista e dispôs de oportunidades para chegar à vantagem por Shaparenko, aos 37 minutos, Kozak, 40, e Nesterenko, 45.

Antes do intervalo, o FC Porto dispôs também de uma boa oportunidade para marcar por Chidozie Awaziem, mas o guarda-redes ucraniano Soldatenko não o permitiu, pelo que as equipas saíram para os balneários empatadas a 0-0.

Na segunda parte, entrou melhor o FC Porto, mas foi o Dínamo Kiev a chegar à vantagem, por Schcebetun, aos 69 minutos, num lance em que a defesa portista não ficou isenta de culpas.

Os ‘dragões’ ainda procuraram reagir e estiveram perto de empatar por Rui Pedro, aos 75 minutos. Tsygankov, que entrou aos 62 minutos, voltou a criar perigo para a baliza defendida pelo guarda-redes Diogo Costa.

O FC Porto terminou o encontro ‘instalado’ na área dos ucranianos, criando várias situações de perigo para chegar ao empate, mas poderiam também ter sofrido o segundo, dados os lances protagonizados pelo Dínamo Kiev nos minutos finais.
pub