Em direto
Guerra no Médio Oriente. A escalada do conflito entre Irão e Israel ao minuto

FC Porto termina fase de grupos da Liga dos Campeões com triunfo

por Inês Geraldo - RTP
FC Porto festejou triunfo difícil em Istambul Tolga Bozoglu - EPA

O FC Porto soube defender-se das investidas turcas nos últimos minutos de jogo e conseguiu vencer em Istambul. Os Dragões venceram o Galatasaray por 3-2 e terminam o Grupo D com 16 pontos, algo que só aconteceu na temporada 96/97, com Vítor Oliveira ao leme do comando técnico dos portistas.

Num início de partida em que o FC Porto soube aproveitar a ansiedade turca, a equipa de Sérgio Conceição dominou os primeiros 45 minutos. Apesar disso, a equipa portuguesa passou por um calafrio aos dez minutos de jogo, quando Garry Rodrigues rematou à baliza de Casillas e Diogo Leite cortou o esférico com o braço. O árbitro assinalou uma fora-de-jogo no início da jogada.

Passado o primeiro quarto de hora, Alex Telles cruzou e encontrou Felipe que cabeceou para o fundo das redes do Galatasaray. Festa portista em Istambul que teve novo episódio após os 40 minutos de jogo. Falta dentro da área turca sobre Hernâni e Marega não desaproveitou a oportunidade, marcando o segundo da noite.

O maliano chegou a quinto golo na fase de grupos da Liga dos Campeões e ultrapassou uma das lendas maiores dos Dragões neste capítulo: Mário Jardel.

Já nos descontos, o árbitro castigou falta de Felipe na área portista e Feghouli reduziu de penálti. No começo da segunda metade, o Galatasaray surgiu mais forte mas foi o FC Porto que voltou a gelar os adeptos turcos. Recuperação de Marega, incursão de Hernâni pelo corredor direito e cruzamento para a finalização fácil de Sérgio Oliveira.

Aos 65 minutos, Garry Rodrigues encontrou na área Derdyok e o suíço reduziu para 2-3. Um minuto depois, Maxi Pereira cometeu grande penalidade sobre Garry Rodrigues e Feghouli atirou à trave, para desespero de Fatih Terim.

Até ao fim da partida, Sergio Conceição mexeu na equipa e defendeu o resultado que acabou por não se alterar. Com este triunfo, o FC Porto somou 16 pontos na fase de grupos (cinco vitórias e um empate), igualando o registo da temporada 1996/97, quando o técnico portista ainda jogava pelos Dragões.


Tópicos
pub