UEFA pune Benfica com jogo à porta fechada, com pena suspensa por dois anos

por LUSA
REUTERS

A UEFA puniu o Benfica com um jogo à porta fechada, com pena suspensa por dois anos, devido aos incidentes em Madrid no jogo da Liga dos Campeões de futebol, revelaram hoje os 'encarnados' no seu 'site' oficial.

"Face aos incidentes registados em Madrid, que o Benfica desde a primeira hora lamentou e condenou, o Comité de Ética e Disciplina da UEFA decidiu penalizar o Benfica com um jogo à porta fechada", uma pena que "só será aplicada se nos próximos dois anos se voltar a registar incidente de igual gravidade", indica o clube lisboeta, que refere ter sido ainda multado em 20.000 euros.

No encontro com o Atlético de Madrid, da segunda jornada do grupo C da 'Champions', disputado a 30 de setembro, alguns adeptos 'encarnados' atiraram tochas contra adeptos do 'Atleti', tendo uma delas atingido uma criança, pouco depois de o Benfica ter marcado o golo do empate, num encontro que acabou por vencer por 2-1.

O Benfica adianta que em caso de novo incidente durante o período de suspensão de dois anos o castigo será automático, mas que haverá também lugar a uma “nova sanção”.

O clube da Luz sublinha que nos recentes anos pagou à UEFA e à Liga multas próximas do meio milhão de euros e que, face à gravidade dos incidentes no Vicente Calderón de uma “minoria de adeptos”, irá estudar medidas a adotar para combater estes atos.

Assim, o Benfica admite “a não-requisição de bilhetes para jogos fora” e a “identificação de todos os detentores de bilhetes para jogos europeus”.

O clube diz ainda já ter “solicitado ao Conselho Superior dos Desportos espanhol o nome dos adeptos do Benfica que foram identificados e responsabilizados pelos incidentes de Madrid” e apela aos seus adeptos para que estas situações não voltem a acontecer, em jogos fora ou na Luz.
pub