André Gomes sobe na lista dos jogadores mais caros

por Mário Aleixo - RTP
André Gomes vai mudar do Valência para o Barcelona por 35 milhões de euros Epa-Laurent Dubrule

André Gomes deverá subir no "ranking" dos mais caros.

A transferência de André Gomes do Valência para o FC Barcelona será a quinta mais cara de um futebolista português, atrás de Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Rui Costa e quase a par de Renato Sanches. De acordo com a imprensa catalã, o antigo médio do Benfica chega ao FC Barcelona a troco de 35 milhões de euros, mais 20 ME em variáveis, o que tornará o quinto negócio mais caro com jogadores portugueses.
Se os valores se confirmarem, o Barça` pagará um valor fixo de 35 milhões, o mesmo que o Bayern Munique pagou ao Benfica por Renato Sanches, mas no caso dos bávaros com variáveis que podem acrescer 45 milhões.

No topo dos futebolistas portugueses mais caros está, de forma incontestável, Cristiano Ronaldo, três vezes Bola de Ouro, com os ingleses do Manchester United a receberem em 2009 cerca de 94 milhões do Real Madrid.

Os "merengues" estão também na segunda transferência mais cara de outro português, no caso Luís Figo, Bola de Ouro em 2001, e depois de terem pagado um valor ligeiramente acima dos 60 milhões, igual à cláusula de rescisão.

No terceiro lugar surge a saída em 2001 de Rui Costa da Fiorentina para o AC Milan, com valores um pouco acima dos 40 milhões.

Assim, Renato Sanches e André Gomes passam a ocupar o quinto lugar, com valores fixos de 35 milhões, à frente das transferências de Ricardo Carvalho (do FC Porto para o Chelsea, 30 milhões), Danny (do Dínamo Moscovo para o Zenit, 30), de Pepe (do FC Porto para o Real Madrid) e de Fábio Coentrão (do Benfica para o Real Madrid, 30).

Uma lista que segue também com a ida de Nani do Sporting para o Manchester United (25,5 ME) ou de João Moutinho do FC Porto para o Mónaco (25ME).

A saída de André Gomes para os bicampeões espanhóis deverá ainda trazer retorno financeiro ao Benfica, que quando transferiu o jogador para o Valência, por 15 milhões, ficou com direito a 25 por cento de uma mais-valia.

Com o FC Barcelona a pagar para já 35 milhões, significa que as "águias" terão a receber 8,5 milhões de euros, os quais podem crescer com as variáveis.

Maiores transferências de jogadores portugueses:

1. Cristiano Ronaldo, 94 milhões (do Manchester United para o Real Madrid).

2. Luís Figo, 60 (do FC Barcelona para o Real Madrid).

3. Rui Costa, 42 (da Fiorentina para o AC Milan).

4. Renato Sanches, 35 + 45 variáveis (do Benfica para o Bayern Munique).

5. André Gomes, 35 + 20 variáveis (do Valência para o FC Barcelona).

6. Ricardo Carvalho, 30 (do FC Porto para o Chelsea).

7. Danny, 30 (do Dínamo Moscovo para o Zenit).

8. Pepe, 30 (do FC Porto para o Real Madrid).

9. Fábio Coentrão, 30 (do Benfica para o Real Madrid).

10.Nani, 25,5 (do Sporting para o Manchester United).
pub