Espanha elimina a França e agora joga com o vizinho ibérico

| Euro 2012

Xabi Alonso foi o homem do jogo ao bisar frente à França
|

A Espanha garantiu hoje a presença nas meias-finais do Euro2012 de futebol, nas quais vai encontrar Portugal, depois de derrotar a França, por 2-0, nos quartos de final, disputados em Donetsk, na Ucrânia. O médio Xabi Alonso marcou os dois golos da partida, aos 19 e 90+1 minutos, este de grande penalidade, dando à Espanha a primeira vitória em jogos oficiais sobre a França. Na quarta-feira, igualmente em Donetsk, a Espanha, campeã europeia e mundial, defronta Portugal.

Está encontrado o adversário de Portugal nas meias-finais do Campeonato da Europa 2012. A Espanha matou o borrego e, pela primeira vez em compromissos oficiais, bateu a França.

O herói do jogo foi Xabi Alonso. O médio do Real Madrid bisou na partida com um golo de cabeça aos 19 minutos, a emendar um cruzamento de Jordi Alba, e já em tempo de descontos ao converter uma grande penalidade a castigar um derrube a Pedro Rodríguez no interior da área francesa.

O jogo foi de fraca qualidade técnica e a Espanha esteve sempre por cima. Depois de uma primeira parte onde só os espanhóis ameaçaram as redes contrárias, a França ainda reagiu no segundo tempo ao subir as linhas mas sem resultados práticas.

A Espanha avança para as meias-finais e na próxima quarta-feira, igualmente em Donetsk onde jogou esta noite, defronta Portugal no acesso à final do Euro 2012. O jogo está marcado para as 19:45.

A informação mais vista

+ Em Foco

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    O programa Artemis, da NASA, tem como objetivo regressar ao satélite natural da Terra e, simultaneamente, preparar a viagem a Marte.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.