Em direto
Portugal comemora 50 anos da Revolução dos Cravos. Acompanhe ao minuto

FC Barcelona conquista liga espanhola pela 26ª vez

por Lusa
Um golo do argentino Lionel Messi, aos 62 minutos, deu o triunfo ao FC Barcelona Reuters

O FC Barcelona conquistou este sábado, pela 26ª vez, o campeonato espanhol de futebol, ao vencer em casa o Levante, por 1-0, em jogo da 35ª jornada.

Um golo do argentino Lionel Messi, aos 62 minutos, deu o triunfo ao FC Barcelona, que teve o português Nelson Semedo no onze inicial.

Com três jornadas por disputar, os blaugrana passaram a somar 83 pontos, mais nove do que o Atlético de Madrid, sobre o qual têm vantagem no confronto direto.

Este é o segundo título consecutivo do FC Barcelona, que passa a ter 26 cetros, menos sete do que o Real Madrid, recordista de troféus.Barça ainda olha para o triplete


Messi esteve novamente em grande nível, numa temporada em que o Barça ainda ambiciona mais troféus.

Mesmo sem fazer uma temporada tão exuberante como algumas das anteriores, o FC Barcelona chega a esta fase da temporada como indiscutível campeão espanhol e ainda com possibilidade de conquistar a quinta Taça do Rei de Espanha consecutiva e a Liga dos Campeões.

Com três jornadas por disputar, o FC Barcelona tem 83 pontos, 86 golos marcados, ainda longe da centena à qual chegou em seis dos últimos sete campeonatos - na última temporada marcou 99 -, e 32 sofridos.

Mais uma vez o argentino Lionel Messi, pela primeira temporada como primeiro capitão, após a saída de Andrés Iniesta, está a ser a grande figura dos catalães e leva 46 golos marcados em 45 encontros disputados - 34 em 32 na liga espanhola.

A temporada dos catalães começou da melhor forma, com a conquista da Supertaça, frente ao Sevilha, por 2-1, à qual se seguirão quatro vitórias consecutivas, entre as quais uma goleada por 8-2, ao Huesca.

O conjunto do português Nelson Semedo teve, então, uma quebra, com quatro jogos sem vencer - três empates e uma derrota -, mas quaisquer dúvidas que pudessem existir sobre o domínio dos catalães 'esfumaçaram-se' nos dois jogos seguintes, com triunfos sobre o Sevilha (4-2) e sobre o rival Real Madrid (5-1), que viu Julen Lopetegui deixar o comando técnico após este encontro.

A última derrota do FC Barcelona nesta temporada ocorreu em 11 de novembro de 2018, em casa, perante o Betis (4-3), somando mais dois desaires forasteiros na Taça do Rei, mas aos quais deu a volta na segunda mão.

O título ficou quase entregue na 31.ª jornada, quando os culés receberam e venceram o Atlético de Madrid (2-0), segundo classificado, deixando os colchoneros a 11 pontos.

Quase sem concorrência a nível interno, o FC Barcelona está nas meias-finais da Liga dos Campeões, uma prova que não vence há quatro temporadas.

Com o Liverpool como último obstáculo rumo à final, os blaugrana chegam a esta fase sem qualquer derrota - sete vitórias e três empates -, com 23 golos marcados e apenas três sofridos.

Tópicos
pub