Sporting e Belenenses aflitos e Sp. Braga pode apurar-se

por Mário Aleixo - RTP
Três equipas portuguesas continuam a lutar pelo melhor desempenho na Liga Europa Epa

Sporting e Belenenses aflitos em jornada que pode apurar o Sp. Braga.

O Sporting, no rescaldo de nova vitória sobre o rival Benfica, e o Belenenses tentam evitar a eliminação na fase de grupos da Liga Europa de futebol, enquanto o Sp. Braga pode festejar a qualificação antecipada, a uma jornada do final da fase de grupos.

Depois de ter conquistado no sábado o terceiro triunfo da época sobre o Benfica, ao impor-se por 2-1 em jogo da Taça de Portugal, após prolongamento, o Sporting volta a jogar na capital russa, onde, em agosto, falhou a qualificação para a Liga dos Campeões, ao perder por 3-1 com o CSKA Moscovo.

A equipa treinada por Jorge Jesus está praticamente obrigada a ganhar ao líder Lokomotiv, que na primeira jornada do grupo H se impôs por 3-1 no estádio José Alvalade, para manter perspetivas de apuramento para os 16 avos de final.

Sem os lesionados Jefferson, William Carvalho, Paulista, Carlos Mané e Téo Gutiérrez e o castigado Rui Patrício, o treinador Jorge Jesus assume que a prioridade do clube não é a Liga Europa.



Caso os turcos do Besiktas vençam na receção aos albaneses do Skenderbeu, o Sporting precisa mesmo de um triunfo na capital russa, que seria o primeiro na condição de visitante desde 15 de setembro de 2011, quando se impôs por 2-0 no reduto dos suíços do Zurique.

O Grupo H é liderado pelo Lokomotiv de Moscovo com oito pontos, segue-se o Besiktas com seis, Sporting quatro e Skenderbeu três pontos.

O Lokomotiv-Sporting começa às 18h00, no estádio de Moscovo, com arbitragem do espanhol Antonio Mateu Lahoz e relato de Paulo Sérgio na Antena 1.

Belenenses quer ganhar no Restelo

O Belenenses, último classificado do grupo I, recebe os polacos do Lech Poznan. As duas equipas repartem o último lugar do grupo. O empate pode deixar os azuis do Restelo afastados da fase seguinte, caso os italianos da Fiorentina, treinados pelo português Paulo Sousa, vençam na deslocação à Suíça para defrontarem o líder Basileia.

Com duas baixas por lesão, João Afonso e Miguel Rosa, o treiandor Sá Pinto não esocnde o desejo de ganhar o primeiro jogo em casa nesta fase de grupos.



O Grupo I é comandado pelo Basileia com nova pontos, segue-se a Fiorentina com seis, Lech Poznan e Belenenses três pontos, cada.

O Belenenses-Lech Poznan começa às 18h00, no estádio do Restelo, com arbitragem do irlandês Arnold Hunter e relato de João Gomes Dias na Antena 1.

Sp. Braga quase, quase apurado


O Sp. Braga, ao contrário de Sporting e Belenenses, precisa apenas de empatar em casa com os checos do Slovan Liberec - que já derrotou fora por 1-0 -, para garantir um lugar nos 16 avos de final, num confronto entre os dois primeiros classificados do grupo F, que integra ainda o Marselha e o Groningen.

Os "arsenalistas" do Minho apresentam-se na máxima força, sem lesionados nem castigados.

O treinador Paulo Fonseca, na conferência de imprensa de antevisão do encontro, frisou que o jogo desta noite é dos mais importantes da época porque o clube esteve dois anos arredados das competições da UEFA e pode agora seguir em frente na competição.



O Grupo F é liderado pelo Sp. Braga com nove pontos, seguido do Slovan Liberec com sete, Marselha seis e Groningen com um ponto.

O Sp. Braga-Slovan Liberec começa às 20h05, no estádio municipal de Braga, com arbitragem do bielorusso Aleksei Kulbakov e relato de Carlos Rui Abreu na Antena 1.

pub