Cristina Robalo Cordeiro vai para Marrocos dirigir representação da Agência Universitária da Francofonia

| Cultura

A antiga vice-reitora da Universidade de Coimbra Cristina Robalo Cordeiro vai dirigir a representação da Agência Universitária da Francofonia (AUF) no Magrebe, um novo polo da maior associação universitária do mundo, disse hoje à Agência Lusa.

A Agência "é a maior associação de universidades do mundo. Tem como grande objetivo criar uma comunidade científica de referência no mundo da língua francesa", adiantou.

Especialista em estudos francófonos, a catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra vai liderar o décimo pólo regional que a associação criou, em Marrocos, com sede em Rabat, e que vai abranger os três países do Magrebe (Marrocos, Tunísia e Argélia), como é especificado em nota de imprensa.

Com quase 800 universidades de cerca de uma centena de países, a AUF tem sedes institucionais no Canadá e em França e está presente em 40 nações.

Esta é a primeira vez que é escolhida uma figura de um país que não é francófono para este tipo de cargo, tendo a seleção ocorrido por concurso internacional, com 23 candidaturas de vários países.

Cristina Robalo Cordeiro, que foi a primeira mulher a candidatar-se ao cargo de reitor da Universidade de Coimbra, inicia funções em Rabat no início de janeiro, por um período de dois anos.

Tópicos:

Francofonia, Magrebe, Universitária Francofonia, Universitária Francofonia AUF,

A informação mais vista

+ Em Foco

Pela primeira vez desde que assumiu o mandato, o secretário-Geral da ONU fala abertamente à RTP dos principais conflitos globais.

É até hoje a mais icónica das aventuras da exploração espacial. Há 50 anos, o Homem chegava à Lua à boleia da NASA. Percorrermos aqui todos os detalhes da missão, dia a dia.

    Toda a informação sobre a União Europeia é agora agregada em conteúdos de serviço público. Notícias para acompanhar diariamente na página RTP Europa.

      Em cada uma destas reportagens ficaremos a conhecer as histórias de pessoas ou de projectos que, por alguma razão, inspiram ou surpreendem.